Perene é um termo que tem origem no latim perennis. A palavra é um adjetivo e serve para designar aquilo que é contínuo, incessante, o que é permanente, o que é eterno. O perene nunca acaba, dura para sempre ou por muitos anos, é longevo, infinito.
Planta perene é um conceito da botânica, e refere-se as plantas que atingem mais de dois anos de vida, contudo, costuma-se usar o conceito de planta perene geralmente para se referir as plantas que possuem como característica o fato de que suas folhas permanecem verdes durante tudo o ano, diferentemente de outras espécies em que as folhas morrem uma vez ao ano para em seguida renascerem.
Exemplos de plantas perenes podem ser videira, aspargo, azinheira, flor-de-lis, hibisco, sobreiro, azaleia, papoula entre muitas outras.
Filosofia perene é uma corrente de pensamento que defende o pressuposto de que todas as culturas compartilham de alguns valores, ou seja, defende a ideia de valores universais. Essa ideia surgiu em 1540 com Agostino Steuco e ganhou folego com pensadores como Gottfried Leibniz e mais recentemente Aldous Huxley, que lançou um livro intitulado Filosofia Perene em 1946.
A partir das ideias da filosofia perene surge no século XX a chamada Escola Perenialista. A Escola Perenialista trabalha com a ideia de que os grandes ensinamentos de Platão, Aristóteles, Pitágoras, Plotino, entre muitos outros, estão perfeitamente de acordo ou podem ser entendidos da mesma forma do que grandes ensinamentos presentes no Hinduísmo, Budismo, Islamismo ou Cristianismo. Há portanto um caráter universal no que dizem todas essas grandes escolas de pensamento e as clássicas concepções religiosas.
A hidrografia classifica um rio perene como sendo aquele que mantém o seu fluxo mais ou menos constante todo o ano. A maioria dos rios existente no planeta são classificados como rios perenes. Em oposição aos rios perenes temos os rios intermitentes, rios menos comuns e que se caracterizam por serem temporários, dependendo da época e de determinadas condições climáticas para se formarem. Esse tipo de rio é característico de regiões desérticas, áridas e semiáridas.
O significado de Perene está na categoria Significados