Significado de Pedaladas Fiscais


O que é Pedaladas Fiscais



Pedaladas fiscais é uma expressão dada para nomear as manobras econômicas, que são classificados como crimes de responsabilidade fiscal. Essas manobras têm como principal objetivo amenizar, momentaneamente, as contas do governo.  

Há muita polêmica envolvendo o assunto das pedaladas fiscais, já que alguns ex-presidentes praticaram essas manobras, causando prejuízos para todo o país.

A forma de acontecimentos desta manobra acontece pela responsabilidade do Tesouro Nacional, que de forma deliberada, atrasa o repasse de dinheiro para os bancos públicos, privados e autarquias, com o objetivo direto e malicioso de enganar o mercado financeiro, fazendo, assim, com que todos tenham a impressão de que o governo está com poucas despesas, mas na verdade as despesas se acumulam.

Isso acarreta em outro problema, pois as instituições financeiras que fazem um financiamento para alguns projetos do próprio governo, como por exemplo os benefícios sociais e previdenciários começam a ter que utilizar do próprio dinheiro para conseguir fazer o pagamento das despesas escondidas pela manobra, isso tudo para evitar que os indivíduos que são os beneficiários dos planos de benefício previdenciário, no fim, não saiam prejudicados.

Estas manobras são uma forma muito maliciosa que o governo encontra para ludibriar o mercado e só traz prejuízo no final de tudo, pois acaba por aumentar o superávit primário. Na verdade, só vai impedir um déficit primário, na qual acontece quando as contas a pagar do governo se tornam bem maiores do que as receitas geradas.

Por outro lado, é visto que a dívida que o governo tem como os bancos e instituições financeiras só pioram, pois o verdadeiro problema não foi resolvido.

É de conhecimento de todos, principalmente dos governantes, que a famosa pedalada fiscal é caracterizada como um crime, pois fere a lei de responsabilidade fiscal na qual procura regulamentar todas e quaisquer movimentações de finanças que podem ser feitas por órgãos federais, estaduais e municipais.

O objetivo de ter uma lei da responsabilidade fiscal é conseguir a transparência dos gastos públicos e das pedaladas fiscais, mas acaba por esconder os verdadeiros gastos e orçamento do governo.

Para se ter uma ideia, segundo as informações da advocacia-geral da União, AGU, as pedaladas fiscais são manobras conhecidas e praticadas pelo governo brasileiro desde o ano de 2000, quando o país, até então, era governado pelo o ex-presidente FHC, o Fernando Henrique Cardoso.

As pedaladas fiscais vieram a se tornar um problema gigantesco no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, que utilizou dessas manobras fiscais para, segundo as informações do governo, pagar os projetos sociais existentes no país até então, como o Bolsa Família, mesmo que esse projeto social não tenho tido o investimento desejável, o que caracterizou o argumento da ex-presidente como sendo uma falácia.

Com essas informações, a oposição ao governo petista de Dilma Rousseff solicitou e protocolou o impeachment da presidente. O rombo deixado por tais e manobras econômicas, segundo o Tribunal de Contas da União, o TCU, que é o órgão que tem a responsabilidade de fiscalizar e julgar as contas do Governo Federal, chega a envolver mais de 40 bilhões, entre o período de 2012 a 2014, apenas com pedaladas fiscais.

O significado de Pedaladas Fiscais está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Pedaladas Fiscais |