Pedagogia é uma palavra que tem origem na Antiga Grécia, onde tínhamos o termo paidagogós, em que paidos pode ser entendido como criança e gogós como uma variação do radical gogia, que pode ser traduzido como “levar”, “conduzir”. Assim, etimologicamente, a palavra pedagogia significa “conduzir a criança” e isso é uma referência ao fato de que na Antiga Grécia era um escravo que levava as crianças até a escola, cuidando-as e supervisionando seu aprendizado.
Nos dias de hoje pedagogia é a o ramo do saber que se preocupa em compreender a educação. A pedagogia parte do princípio que a educação é uma atividade estritamente humana e que seu desenvolvimento se dá no meio social.
Portanto, a pedagogia é uma ciência e todo o professor deve estuda-la para tornar-se apto a enfrentar os desafios de uma sala de aula, fato que está previsto na grade curricular de todos os cursos de licenciatura do país.
Como uma ciência, a pedagogia ao longo dos anos foi desenvolvendo diversas teorias diferentes a respeito da educação revelando grandes pensadores e intelectuais, como o brasileiro Paulo Freire que a partir de reflexões influenciadas pelo marxismo criou uma pedagogia que influenciou grande parte dos professores e pedagogos do país nas últimas décadas, tornando-se também um referência na área a nível mundial.
Além de Paulo Freire, outros importantes pedagogos que podem ser citados são nomes como o francês Célestin Freinet; o americano John Dewey; o suíço Jean Piaget; a italiana Maria Montessori; o bielorrusso Lev Vygotsky entre muitos outros.
Pedagogia da Autonomia é o último livro de Paulo Freire lançado ainda durante a vida do educador, lançado em 1996, um ano antes de sua morte. No livro, a partir de sua experiência com as camadas menos abastadas da sociedade e influenciado por linhas de reflexão de esquerda, Paulo Freire cria uma obra que visa demonstrar como deve ser uma educação que inclua e dê chances aos menos favorecidos diante de uma modelo de organização social neoliberal.
Paulo Freire enfatiza a importância do comprometimento do educador com uma mudança real da sociedade, incentivando a espírito autocritico do educador para que esse também possa construir junto com os educandos o espirito crítico desses, de forma que o conhecimento seja uma construção conjunta em que o professor incentiva a iniciativa e curiosidade dos alunos ao invés de se limitar a simplesmente repassar às crianças como uma autoridade os conteúdos prescritos nos livros.
A pedagogia empresaria emprega as teorias educativas dentro do âmbito do trabalho afim de melhorar o desempenho e a satisfação dos colaboradores. Dessa maneira, o pedagogo empresarial estará fomentando dentro da empresa projetos educacionais, cursos, palestras, workshops, afim de proporcionar um constante aperfeiçoamento e uma constante atualização dos funcionários tanto em relação as práticas desenvolvidas dentro da empresa, em relação ao seu ramo de atuação, ao mercado, bem como em relação aos relacionamentos internos.
O significado de Pedagogia está na categoria Significados