Passional é um adjetivo de gênero masculino e feminino que está relacionado à paixão, aos sentimentos de amor ardente e itenso. Significa aquilo que é provocado pela paixão. Também pode ser classificada como um substantivo masculino.
Em seu uso comum, a palavra passional assume a denotação de paixão perante todos os acontecimentos em que o anseio é passivo. Além disso, a palavra passional também esta relacionada aos impulsos do corpo.
A paixão pode assumir um significado de sentimento ou sofrimento, assim como uma emoção deliberada, como um anseio muito forte ligado a uma ideia, pessoa, objeto ou tema. Então, a paixão pode ser entendida como uma emoção viva que inclui o ânimo ou desejo diante de alguma coisa.
Pode-se dizer que uma pessoa é apaixonada por algo quando ela estabelece uma forte ligação carnal, já o amor está mais relacionado com bondade e carinho.
Uma pessoa passional é aquela que opera inspirada pela paixão, por vezes caracterizada pela falta de controle emocional. É um ser que age de forma impulsiva e imprudente, carente de racionalidade.
É o tipo de indivíduo que cria casos catastróficos e não consegue agir de forma racional, quando se trata de sentimentos. Pessoas passionais se revelam descontroladas, tanto no amor como na raiva. Elas agem sem medo das consequências.
Segundo Shakespeare, Amor passional “é uma fumarada de suspiros; liberto, é uma chama que brilha nos olhos dos enamorados; prisioneiro é um mar que alimenta as suas lágrimas”.
Pode-se que o amor passional é aquele cheio de ciúmes e brigas. É uma ligação doentia, rodeada de uma paixão ardente.
É aquele crime que foi cometido em razão de uma paixão doentia, quando o envolvido perde o domínio de suas ações. É um crime feito por uma criatura dominante, e sem o controle de suas emoções, são pessoas que matam por vigança, ciúme, traição.
Esse tipo de crime normalmente é cometido quando um sujeito se sente dono de outro e quer ser o único na relação. Quando isso não acontece a pessoa comete atentados contra a vida do outro.
Em geral este tipo de crime é realizado por indivíduos que argumentam se sentirem desvalorizados por seus companheiros (as), assim eles tentam dar uma justificativa para o controle e autoridade que desempenham sobre ele.
Ao crime passional não cabe atenuante a “violência emocional”, ele é um crime como qualquer outro.
Exemplo1: O homicídio aqui tratado é um crime passional. Homicídio é quando um ser causa a morte de outro semelhante, porém aqui cabe a particularidade do vínculo afetivo e íntimo existente ou não entre os envolvidos e o anseio intenso e dominante que é a paixão.
Exemplo2: Passional foi o apelido da professora de português, ela era muito calma e responsável. Depois que começou a apresentar sintomas de alto estresse começou a falar mais sobre aquilo que a incomodava.
Exemplo3: A vizinha era extremamente passional, seu esposo não podia nem ir à padaria sozinho - que isso já era motivo para várias discussões. Chegando por vezes as vias de fato.
Amor, paixão, possessão.
O significado de Passional está na categoria Significados