A Páscoa é considerada a celebração mais importante para os Cristãos de todo o mundo. A data celebra a ressurreição de Cristo três dias após sua crucificação pelos soldados romanos no Gólgota tal qual nos contam os relatos encontrados no Novo Testamento da Bíblia.
A Páscoa Cristã acontece no fim da Semana Santa. A Semana Santa marca o fim do período de 40 dias de reflexões e penitências que os cristãos católicos chamam de Quaresma. A Quaresma é uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando a tentações e começa sempre depois do Carnaval.
O chamado Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e a sexta-feira seguinte é o último dia da Quaresma. O último dia da Quaresma é a chamada Sexta-feira Santa, que é precedida pelo Sábado de Aleluia que antecede o domingo da Páscoa Cristã.
A Páscoa está então inserida no calendário cristão dentro da chamada Semana Santa. Na Sexta-feira Santa, os cristãos relembram o dia em que Jesus foi crucificado. E no Domingo, temos a Páscoa, a data que comemora a ressureição de Jesus Cristo e sua reaparição aos seus discípulos.
A tradição estipula que o domingo de Páscoa não tenha uma data fixa, ao contrário do Natal, por exemplo, que se comemora sempre no dia 25 de Dezembro. No caso da Páscoa sua celebração pode acontecer entre o dia 22 de Março e o dia 25 de abril depois da primeira lua cheia da primavera de acordo com o calendário do hemisfério norte. No hemisfério sul a data cai no outono.
A comemoração da Páscoa foi herdada da tradição judia de comemorar a Pessach, que em hebraico significa passagem. É uma celebração em que os judeus celebram a fuga do povo hebreu de seu cativeiro no Egito, tal qual descreve o livro do Êxodo no Velho Testamento da Bíblia.
Os primeiros cristãos eram todos judeus de forma que no inicio da história do Cristianismo estes aos poucos foram assimilando a tradição da Pessach com a celebração da ressureição de Cristo. E isso foi assim até o ano de 325 d.C. quando a Igreja Católica através do Concílio de Nicea separou a celebração judia da cristã estabelecendo as características e a tradição que norteiam a Páscoa Cristã até os nossos dias.
Apesar de sua motivação religiosa, a páscoa assim como o Natal foi transformada em uma data com forte apelo comercial. O que faz com que uma data que era pra trazer um momento de reflexão e confraternização entre as pessoas, fique ofuscada pelo costume de presentear as pessoas próximas com chocolates e especialmente com o tradicional ovo de chocolate.
Assim, tal como o Natal, onde o Papai Noel e os seus presentes são mais evidenciados do que o nascimento de Cristo, na Páscoa, Cristo e sua ressureição ficam em segundo plano, e a figura do Coelho e os chocolates prevalece.
O significado de Páscoa Cristã está na categoria Significados