A palavra parlenda se refere a um substantivo feminino que significa palavreado, falar muito a toa, bacharelice, palavrório, conversa enfadonha, conversa fiada, assunto inútil. No folclore brasileiro as parlendas tem o significado de pequenos versos, com rimas simples e divertidas usadas especialmente para entreter as crianças.
No sentido de muita falação, de conversa inútil, a palavra parlenda também pode ser usada como significado de uma discussão que remete a um desentendimento ou rixa entre dois ou mais indivíduos.
No sentido folclórico as parlendas também aparecem com uma função educativa. No âmbito escolar as parlendas são usadas como ferramenta educativa para crianças do maternal, jardim, pré-escola e ensino fundamental.
Divertidas e facilitadoras da aprendizagem as parlendas em sala de aula podem ser criadas pelo professor de modo que as crianças usem sua criatividade para completa-las ou mesmo para criar as suas.
Não é difícil encontrar na internet parlendas disponíveis para a impressão, que as crianças podem colorir e que tem conteúdo educativo e lúdico.
Parlendas aparecem sempre como versinhos, de cinco a seis sílabas, com temas de gosto infantil. Parlendas podem ajudar adultos também a cuidas das crianças, entretendo-as, embalando um neném no colo, botando um pequeno para dormir.
Parlendas são muito fáceis de criar, por isso podemos usar parlendas, por exemplo, para guardar algo na memória. Contudo a maioria delas é antiga e tradicional, sendo passadas de geração em geração fazendo parte de nosso patrimônio cultural e folclórico.
Um exemplo de parlenda muito famoso é o verso “Uni, duni, tê, salamê, minguê/o sorvete colorê, uni, duni, tê” que fez muito sucesso entre as crianças especialmente nos anos 80 quando foi adaptada, transformada em canção e gravada pelo grupo infantil Trem da Alegria.
As parlendas são quase sempre criadas de forma oral, e muitas vezes criadas pelas próprias crianças e são ao longo do tempo consagradas e se espalham até atingir uma dimensão folclórica.
Além de serem versos recitados de forma lúdica que divertem e entretém, sobretudo crianças, as parlendas também podem ser usadas em algumas brincadeiras para iniciar um jogo ou para escolher quem participará dele.