Paraolimpíadas são os Jogos Olímpicos adaptados para atletas que possuem algum tipo de deficiência física ou sensorial. As modalidades, bem como os equipamentos utilizados nas competições, passam por adaptação de acordo com as regras esportivas.
As paralimpíadas ocorrem no mesmo ano em que acontecem as olimpíadas, geralmente um mês após a finalização desta. De modo semelhante, possui cerimônia de abertura e de encerramento.
Muitos dos atletas paralímpicos já eram esportistas, mas devido a algum tipo de acidente começaram a competir nas paralimpíadas, enquanto outros viram no esporte a oportunidade de inserção social e/ou tratamento para as suas deficiências.
Em 2011, o Comitê Paralímpico Internacional alterou o nome paraolimpíada para Paralimpíada devido a uma questão linguística, onde no inglês o termo correspondente é Paralympics, ou seja, sem a vogal “o”, a qual era utilizada por alguns países, entre eles o Brasil. A inserção ou não da letra “o” já gerou diversas discussões entre linguistas.
A origem dos jogos paralímpicos reporta-se ao ano de 1939 quando o neurologista alemão Ludwig Guttmann (1899 – 1980) começou a trabalhar a reabilitação dos soldados que serviram na Segunda Guerra Mundial com algumas modalidades esportivas como, por exemplo, dardos, basquetebol, bilhar e tiro com arco.
Devido ao sucesso dessa iniciativa, Guttmann promoveu, em julho de 1948, o primeiro evento esportivo dedicado aos portadores de deficiências que ocorreu em uma cidade próxima a Londres, sendo que esta, naquele momento, sediava os jogos olímpicos.
O evento ficou inicialmente conhecido como Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, nome da cidade localizada a 56 km da capital inglesa, e foi promovido com este nome até 1984, quando passou a ser conhecido como Paraolimpíada.
As paralimpíadas agregam cerca de 22 esportes em 13 formas diferentes de classificar 10 tipos de deficiências entre os atletas. Cabe à comissão responsável avaliar e classificar cada um dos participantes.
Algumas das modalidades esportivas que foram disputadas na edição das Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 foram as seguintes:
Os atletas participam das modalidades de acordo com o grau de sua deficiência e nível de comprometimento que é definida por uma letra acompanhada de um número.
O significado de Paralimpíadas está na categoria Significados