Paralaxe é um substantivo feminino. O termo tem sua origem do Grego parallaxis, que significa “alteração, mudança, inclinação de duas linhas que formam um ângulo”, de paralassein, que quer dizer “mudar, fazer duas coisas se alternarem”.
O significado de Paralaxe determina a observação de objeto em movimento, que acontece através da alteração na posição do observador.
Por exemplo, um objeto parece que mudou de posição a partir do ponto de vista em que um indivíduo o está olhando. Nesse caso, se duas pessoas observarem um mesmo objeto de pontos de vista diferentes, o objeto estará posicionado de maneira distinta para ambas, pois são dois pontos de observação que, consequentemente, provocam um deslocamento aparente do elemento.
Até mesmo observando um objeto somente com um olho aberto e depois fazendo o mesmo com o outro olho, esticando o dedo perpendicularmente em direção ao objeto. Cada olho o observará de pontos diferentes. Esta é a paralaxe – tudo depende da fonte de observação.
Na área da Astronomia, a paralaxe se define como o deslocamento aparente da direção de um astro em observação que ocorre por conta da movimentação do ponto de observação.
Basicamente, a paralaxe neste âmbito é exatamente a mesma ideia comentada acima. Entretanto, este conceito é fundamental para que haja o cálculo da distância de objetos no espaço, como é o caso das estrelas e galáxias.
É possível, nesse caso, determinar qual é a distância entre um determinado astro e o planeta Terra.
Como o cálculo da distância funciona por meio da paralaxe: observa-se dois astros distintos por meio de pontos de observação também distintos, para que o resultado de ambas as observações no deslocamento aparente destes astros seja valioso para calcular a distância. Assim, se um astro está mais distante do ponto de observação, menor é a paralaxe notada.
Há dois tipos bem comuns de paralaxe que são utilizados para a medição das distâncias entre os astros e a Terra:
Erros de paralaxe estão presentes na área da Fotografia – é o ângulo formado pelos eixos ópticos da objetiva e do visor do aparelho, com foco no mesmo objeto e que causa uma observação errada em curtas distâncias.
Ou seja, um erro de paralaxe é a diferença de posição entre o que está sendo visto através do visor da câmera e o que é captado pela lente. Os erros de paralaxe são mais comuns em câmeras compactas.
A paralaxe cognitiva é um fenômeno filosófico criado por Olavo de Carvalho, jornalista brasileiro. Para ele, a paralaxe cognitiva é entendida como o afastamento entre o eixo da construção da teoria e o eixo da experiência vivida do indivíduo.
Ou seja, a paralaxe cognitiva é a diferença entre a teoria e a prática. Muito se considera esta expressão como um fenômeno de autoengano da coletividade, que surgiu no período atual da modernidade.
O significado de Paralaxe está na categoria Significados