Paradoxal é um adjetivo que deriva-se da palavra paradoxo. Se oriunda no Latim paradoxum, do Grego paradoxos, que significa “incrível, contrário ao que se espera”.
O significado de Paradoxal é aquilo que compreende um paradoxo, isto é, é algo absurdo ou incoerente, remetendo também a ideia de qualquer coisa que possua uma peculiaridade contraditória.
Paradoxalmente é uma palavra quer deriva de paradoxal e é um advérbio de modo com a função de exprimir uma maneira paradoxal ou estranha de fazer algo ou agir.
Paradoxalidade é um substantivo feminino que determina a característica ou particularidade do que é paradoxal.
Na Medicina, respiração paradoxal é uma expressão utilizada para indicar uma situação de respiração irregular em um paciente, ocasionada por uma sensação instável no tórax.
Esta situação é facilmente diagnosticada quando a pessoa é repousada de barriga para cima – a chamada posição supina.
A instabilidade no tórax pode ter sido provocada por alguma fratura, como nas costelas ou na coluna vertebral.
Além da respiração paradoxal, existe o pulso paradoxal (ou conhecido também como pulsação paradoxal) que designa uma baixa na pressão arterial no decorrer do processo de inspiração. O nome desta condição se dá pela forma da inclinação de subida da pressão no decorrer da expiração, o que resulta em um paradoxo a sua queda.
A razão desse problema pode incluir várias doenças respiratórias.
É uma expressão que indica uma circunstância de perda automática de urina, que acontece quando a bexiga não se esvazia e há produção em excesso da urina relacionado à capacidade de armazenamento do órgão.
Geralmente, a incontinência paradoxal ocorre por uma obstrução funcional (como nos distúrbios de contração vesical) ou obstrução do tipo anatômico (quando a obstrução acontece pelo aumento da próstata, estenose do colo vesical ou uretra).
A diarreia paradoxal, ou incontinência fecal, acomete as pessoas e tende a fazer com que elas liberem muco e desenvolvam fecalomas (fezes duras que ficam alojadas no intestino). A diarreia paradoxal tem esse nome, pois pode ser ocasionada pela conhecida prisão de ventre.
Esta diarreia paradoxal não deve ser confundida com a diarreia comum, afinal esta última pode ser tratada facilmente com medicamentos obstipantes (que irão endurecer as fezes). Já para a diarreia paradoxal, este tipo de tratamento pode acabar piorando a situação, aumentando a produção de muco e endurecendo ainda mais as fezes que estão presas no intestino.
Para a diarreia paradoxal, o tratamento inclui medicamentos laxantes, aumento da ingestão de alimentos que contenham efeito laxante e tomar bastante água.
Para a Medicina, o efeito paradoxal acontece quando um certo procedimento terapêutico possui o efeito contrário daquele que é esperado ou suposto.
O efeito paradoxal é provocado quando o indivíduo faz de tudo para combater as causas que estão relacionadas a sua ansiedade, porém suas atitudes culminam elevando ainda mais os níveis desse estado.
Os sinônimos de Paradoxal são:
Os antônimos de Paradoxal são: