Significado de Paradigma


O que é Paradigma



Paradigma é um padrão a ser seguido. Um modelo de ação a ser adotado em determinadas situações. É uma reunião de princípios, originários de uma teoria ou estudo científico que forma padrões ou modelos a serem seguidos servindo de exemplos para pesquisas futuras.

O termo Paradigma tem origem grega e significa “modelo ou padrão a seguir”. Originalmente, segundo as definições de Merriam-Webster, nos paradigmas seriam especificamente utilizadas as questões gramaticais e se refeririam apenas a uma parábola ou fábula.

No geral, um paradigma serve de orientação para uma pessoa ou um grupo seguindo normas e estabelecendo limites para as ações do indivíduo.

Foi utilizado pela primeira vez pelo estudioso Ferdinand de Saussure, na área da Linguística como princípio da teoria do signo linguístico. A teoria de Saussare fazia relação dos elementos da linguística com os signos.

Os paradigmas seriam considerados como o conjunto de elementos relacionados a língua e que compõem ações que podem ser adotadas em um determinado ambiente e diante de um  determinado contexto.

Segundo o físico Tomas Kuhn, que muito contribuiu para o desenvolvimento cientifico principalmente nas áreas da filosofia e da história, em seu livro “Estrutura das Revoluções Científicas”, o paradigma é um modelo em que os membros de uma comunidade científica podem compartilhar e servirão de orientação para futuras pesquisas.

Já o físico Hoisel relacionava o paradigma aos valores, crenças, conceitos, pressupostos e técnicas partilhadas por membros de uma comunidade científica.

Em sua obra Anais de Um Simpósio Imaginário, Hoisel afirma que dada a adoção de um paradigma, se estabeleceria uma forma única de questionamentos. Isso reforçaria a concepção do físico Heisenberg que tentava provar que os experimentos científicos tinham como base não as coisas da natureza, mas que os conceitos seriam reflexos do modo particular de cada cientista.

 

Paradigmas Educacionais

Se refere a uma prática pedagógica que dá ênfase a aprendizagem crítica, em que o desenvolvimento do conhecimento está relacionado a forma como os conteúdos são aplicados.

O método de ensino adotado pelo professor influencia positiva ou negativamente na absorção dos conteúdos por parte dos alunos. Ou seja, um paradigma educacional significa um padrão ou modelo pedagógico a ser seguido por um professor ou instituição de ensino.

Deve-se sempre considerar que a inovação dos paradigmas constituem novos modelos de ensino/aprendizagem que priorizam uma aprendizagem crítica na qual deve ocorrer uma mudança positivamente significativa do aluno.

Partindo do principio de que a forma que os alunos aprendiam antigamente em nada se compara aos novos métodos e um paradigma de cunho muito tradicional e com estilo conservador não denotará o grande progresso ou a eficácia do processo.

 

Paradigma Cartesiano

O paradigma cartesiano defende a necessidade da divisão de um processo em partes e que seja feito um estudo individual de cada seguimento.

Como, por exemplo, para operar uma máquina, o indivíduo precisa conhecê-la por partes e entender suas características e as funções de cala componente.

 

Paradigma de Programação

Define a forma como um programador encara os problemas e os métodos que ele utiliza para resolvê-los. Seguindo modelos pré-estabelecidos para a estruturação de um determinado programa.

Os paradigmas de programação estão divididos em quatro grupos e são  definidos de acordo com a complexidade das técnicas permitidas ou proibidas de cada programa.

Os principais grupos de paradigmas de programação são: paradigma imperativo, paradigma funcional, paradigma declarativo e o paradigma orientado a objetos.

 

Outros Paradigmas:

Paradigma Holístico, que defende os fenômenos como um todo e que estes devem ser estudados em sua totalidade para que possam assim ser compreendidos.

Paradigma da Complexidade: também conhecido como pensamento complexo, visa definir a complexidade ou desafio das formas de ciências e as disciplinas.

O termo é usado na filosofia, linguística e pedagogia, epistemologia, na economia, na matemática e na estatística, economia, na sociologia e na psicologia, na biologia e na medicina, na meteorologia, na física e na química e ainda na ciência da computação e em na área de informática.

 

Paradigma social: ou paradigma da sociedade está relacionada a teoria de que afirma que as diversas áreas de conhecimento possuem certezas e incertezas que abrem novos rumos e possibilita o desenvolvimento do sem travas, o chamado pensamento crítico.

Paradigma Trabalhista: está relacionado a prática laboral. Se refere principalmente ao valor de um funcionário com relação ao seu conhecimento em relação a determinada tarefa.

Isso influencia na equiparação salarial dos indivíduos que exercem a mesma função ou ocupam determinados cargos.

As normas estabelecidas pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) no artigo 461 reúne os paradigmas a serem seguidos pelo empregador em relação as questões de remuneração dos funcionários que desempenham a mesma função.

A lei determina que em se tratando do exercício de mesma função em mesmo local de trabalho, a remuneração deve ser exatamente igualada, sem haver distinções de idade, sexo ou nacionalidade.

O significado de Paradigma está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Paradigma |