Papoula é como é chamada um tipo de planta muito conhecido no hemisfério norte. Papoula é uma planta que vem da família papaveraceae e sua espécie mais popular é a papaver somniferum também chamada papoula dormideira.
A papoula apresenta flores que podem ser vermelhas, rosas, brancas ou roxas e é muito conhecida por ser a matéria prima de substâncias usadas na medicina e bem como de substâncias ilegais responsáveis por alterar o estado de consciência dos seus usuários. O que leva o plantio da planta ser muito restrito ou proibido muitas vezes.
Assim como na seringueira de onde é extraído um látex, na papoula dormideira extrai-se um látex que tem propriedades bastante particulares e que fazem a fama da planta. Do látex extraído do fruto da papoula, antes que esse tenha atingido a maturação, é possível extrair substâncias como codeína, papaverina, morfina, ópio e heroína.
O plantio da papoula dormideira é proibido no Brasil, apesar do consumo de suas sementes ser permitido. Assim, sementes de papoula em nosso país somente via importação, sendo que as dificuldades burocráticas são tantas que é bastante difícil encontrar a especiaria a venda. Um produto muito apreciado na culinária e que é bem popular na cozinha do hemisfério norte.
As sementes da papoula dormideira não tem nem um efeito psicoativo e sua extração se dá quando a planta já está seca, diferentemente das outras substâncias extraídas do seu látex quando ela ainda não é uma planta madura.
E apesar do consumo da semente da papoula ser permitido e muito popular, especialmente na Europa, onde ela é apreciada em pratos como saladas, bolos, tortas, pães e uma infinidade de receitas, ela pode levar uma pessoa a ser pega num teste antidoping ou de detecção de substâncias ilícitas, acusando o consumo de ópio.
História da Papoula
A papoula sempre esteve muito presente na história da civilização ocidental. Já na Mesopotâmia, insônias e prisão de ventre eram tratados com um chá feito a partir da papoula, que era também usada para a obtenção de diversos outros tipos de remédios.
Historiadores apontam que a planta teria sido bastante utilizada na Grécia Antiga. Em registros feitos pelo famoso médico grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, encontra-se estudos sobre os efeitos medicinais da papoula.
As propriedades medicinais e psicoativas da planta tornaram-na muito conhecida a partir do século XVI por toda a Europa. Contudo, sua popularidade foi freada pelo poder que a Igreja Católica exercia então. O que não impediu o médico e alquimista suíço Paracelso de estudar as propriedades da papoula e desenvolver um suco a partir da planta. Seu suco ficou conhecido como Láudano e acreditava-se que ela tinha um grande poder de cura sobre várias enfermidades além de ser capaz de provocar o rejuvenescimento, o que só fez aumentar a fama da papoula em todo o ocidente.
No início do século XIX Friedrich Sertürner conseguiu isolar a morfina estudando o látex extraído da papoula. Conseguiu o feito de ser o primeiro homem a extrair um alcaloide de uma planta.
Ainda no século XIX a Grã-Bretanha e a China travaram duas sangrentas guerras que ficaram conhecidas como Guerras do Ópio. O motivo dos conflitos foi a disputa em torno da distribuição de ópio na China.
No Afeganistão, nas regiões do país comandadas pelos Talibãs existem gigantescas plantações de papoula que são responsáveis por sustentar grande parte do tráfico de ópio e heroína pelo mundo. Substâncias ilícitas, numa atividade ilegal que sustenta a luta e a causa das tropas Talibãs.
O significado de Papoula está na categoria Significados