Significado de Pandora


O que é Pandora



Pandora, de acordo com a mitologia grega, seria a primeira mulher a ser criada. Ela pode ser relacionada à Eva, a primeira mulher, de acordo com a tradição judaico-cristã. O nome Pandora vem da junção de pan, que pode ser traduzido como “todos” e doron, que pode ser traduzido como “presente”, “virtude”, “dom”. Assim, Pandora seria uma mulher onde estariam presentes todos os dons e virtudes, e por isso ela era uma mulher muito sedutora.

Pandora teria sido criada como castigo à humanidade. Graças a Prometeu, a humanidade passou a ter conhecimentos, discernimento, capacidades técnicas e psicológicas, pois o titã roubou o fogo dos deuses e deu a humanidade, ou seja, trouxe o conhecimento dos deuses para os homens tornando-os seres capazes de se desenvolver, se proteger, criar leis, organizar civilizações e etc., o que desagradou muito aos deuses.

Para atrapalhar o desenvolvimento dos homens, Zeus criou então Pandora, a primeira mulher, e ao enviá-la para Terra, deu-lhe também uma caixa que continha todo o mal dentro. Por ser muito curiosa, Pandora abriu a caixa e dela escaparam todos os males e tudo o que de ruim assolava a humanidade, menos a esperança, que não conseguiu sair da caixa por que Pandora conseguiu fecha-la antes disso.

Prometeu foi castigado por ter dado conhecimento aos homens, sendo acorrentado e condenado a todos os dias ter seu fígado comigo por uma ave de rapina. No dia seguinte, seu fígado se regenerava e era devorado pela ave novamente.

Pandora é também o nome como é conhecido um instrumento musical, comum nos séculos XVI e XVII e que guardava muita semelhança ao alaúde.

O significado de Pandora está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Pandora |