Panaceia é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um substantivo feminino e que significa uma espécie de remédio que é capaz de curar qualquer tipo de doença.
Etimologicamente, a origem da palavra reporta-se ao termo grego panákeia, tendo em vista que “pan” se refere a todo e “ákos” é o mesmo que remédio. Deste modo, a palavra panaceia é compreendida como a substância que cura todas as espécies de doenças existentes.
Na mitologia grega, Panaceia era uma deusa filha de Asclépio, que era considerado o deus da medicina (para os romanos, era Esculápio). Sua irmã era a deusa Hígia, a qual era responsável também pela saúde, além da higiene (por isso deu-se a origem desta palavra) e da sanidade.
De acordo com a tradição médica, os nomes de Panaceia, Hígia, Asclépio e o avô das deusas Apolo (que fora considerado o deus da medicina) deveriam estar presentes no famoso juramento de Hipocrates, que é realizado em algumas cerimônias de graduação dos cursos de medicina, já que algumas instituições optam pela Declaração de Genebra como um juramento de caráter alternativo em que não se evoca o nome dos deuses gregos.
Por panaceia universal compreende-se o nome dado ao “elixir da vida” que os alquimistas procuravam para obter o devido poder curativo e o rejuvenescimento. Acreditava-se que existia assim uma substância que fosse capaz de provocar tal transmutação, a qual também ficou conhecida como a pedra filosofal.
Panaceia é também empregada no sentido figurado para descrever um objeto ou alguma coisa que consiga resolver qualquer tipo de problema, ou um recurso que não disponha do emprego de valor, mas que consiga remediar as dificuldades presentes.
O termo é facilmente encontrado com e sem o acento agudo, ou seja, panaceia ou panacéia. Desta forma, é comum uma pessoa ficar em dúvida ou se confundir na hora de escrever quanto à forma correta.
Após a vigência do novo acordo ortográfico, ao que se refere aos ditongos abertos “ei” e “oi” a regra diz que as palavras paroxítonas não recebem mais o acento. Sendo assim, a grafia correta é panaceia.
Panaceia (Solanum cernuum.) pertence à família solanacear. É uma planta originária da América do Sul e facilmente encontrada nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
As principais características da panaceia são as seguintes: arbusto grande e perene, folhas grandes, ramos com pelos compridos e de coloração parda e fruto globoso e amarelado. O seu plantio deve ser realizado na primavera e suas flores podem ser colhidas durante todo o ano.
Como remédio, o chá de suas folhas é um excelente calmante para o coração. Além do mais, a planta é indicada para a depuração do sangue, desobstrução do fígado, doenças da pele e reumatismo.
O significado de Panaceia está na categoria Significados