Palavreado é um termo usado para caracterizar um conjunto de palavras desconexas. Podemos dizer também que palavreado é um discurso sem nexo ou até uma conversa, discurso ou falatório insignificante. O palavreado é também classificado como um bolodório, quando é falado muitas coisas que não fazem sentido ou que não são facilmente entendidas.
Pessoas que costumam apresentar o palavreado em suas conversas são conhecidos por falarem de uma forma excessiva, isto é, as pessoas que falam demais apresentam o “palavreado” em sua conversa. Resumindo, podemos afirmar que quem se comunica com verbosidade ardilosa também conversa com palavreado.
As pessoas que quando se comunicam, fazem de uma forma expressiva muito agressiva, também fazem parte das classificadas com o “Palavreado”.
Palavreado é um termo classificado gramaticalmente como um substantivo masculino. A etimologia desta palavra, isto é, a origem do termo “palavreado”, advém a partir do verbo “palavrear”.
O significado de palavreado, no entanto, depende também do contexto em que este termo será usado. Em uma conversa considerada “baixaria”, na qual é comum que as pessoas falem palavrões, a conversa pode ser considerada palavreado de baixo calão. Neste caso, podemos dizer também que o palavreado é chulo. Se for um caso em que a conversa seja humorada, o palavreado é engraçado.
Outras pessoas ainda confundem como se escrever este termo. Alguns escrevem “Palavreado”, com “E” após o “R” e outras escrevem com “I” após o “R”, ficando “palavriado”. A forma correta de escrever esta palavra é “Palavreado”, com “E”.
Algumas frases com palavreado são:
“Tenha cuidado com o seu palavreado, vamos conversar da melhor maneira para que todos os outros possam entender nossa ideia”
“Ninguém consegue argumentar quando ele começa com o palavreado de quem tem toda a razão do mundo”
“O palavreado usado em uma empresa é adquirido após alguns anos de experiência trabalhando para se aprofundar em uma determinada função”