Pagão é uma palavra do idioma português que define as pessoas ou coisas que não têm relação alguma com o batismo cristão, judaico ou islão, mas que seguem e adotam os rituais de religiões politeístas.
O paganismo é a palavra usada para se referir a quem nega as Escrituras Sagradas e segue as tradições e ensinamentos atribuídos à crença de vários deuses (o que é chamado de politeísmo), como ocorre no panteísmo e xamanismo, por exemplo.
O conceito do que é um pagão (plural pagãos) teve a sua origem baseada no ponto de vista monoteísta, ou seja, na crença de que existe apenas um Deus. Essa perspectiva é mais usada pelos cristãos. O significado de pagão também se refere a qualquer pessoa que não tenha sido batizada.
O significado da palavra pagão é apresentado na Bíblia como uma pessoa que não crê no “Deus verdadeiro”, mas que acredita em deuses que são considerados falsos sob a ótica cristã. De acordo com esse pensamento, essas pessoas passaram a ser consideradas hereges, pois foram desviadas do caminho tido como correto, de acordo com a Bíblia.
Os rituais pagãos são os cultos feitos para as imagens que não pertencem à crença cristã ou aos elementos da natureza, sendo um exemplo o Halloween. As práticas de veneração aos deuses pelos pagãos eram reprovadas pelos cristãos e pelos judeus. O motivo para isso é porque consideravam essas práticas como idolatria, ou seja, uma adoração feita para uma imagem.
A palavra pagão, significado que se originou do latim paganus, quer dizer “aldeão”. Essa palavra no latim, além de indicar um indivíduo que vive na aldeia ou uma pessoa rústica, era mais usada nos tempos antigos para se referir a um civil, ou seja, alguém que não era soldado.
Pode-se dizer também que pagão na Antiguidade dizia respeito aos aldeões que seguiam com as práticas de adorar deuses, enquanto que, nas cidades, as pessoas já haviam se convertido ao cristianismo.
No século IV, essa palavra passou a ser usada com significados de forma pejorativa por cristãos, para designar pessoas que acreditavam nos deuses romanos.
A dúvida sobre como se escreve a palavra “pagão ou pagam” é comum. Porém, a primeira opção é a correta, já que “pagam” se refere ao verbo pagar.
Embora o cristianismo tenha usado o termo pagão de modo a desaprovar atitudes que não são compatíveis com a tradição cristã, todos os rituais que são usados no cristianismo possuem origem em algum rito pagão. Isso era feito como uma tentativa de converter os pagãos, levando-os a aceitar mais facilmente o cristianismo como religião verdadeira.
Os rituais usados no catolicismo continuaram e passaram por algumas mudanças em suas práticas. O Natal, por exemplo, apresenta rituais de origem pagã, como a decoração da árvore. Isso sem falar que o dia em que é comemorado foi definido por conta do dia em que se fazia um rito de adoração para cultuar o sol.
O significado de Pagão está na categoria Significados