Ozônio é o nome de um gás identificado pelo símbolo O3. O ozônio é um gás instável encontrado naturalmente na estratosfera e é fundamental para a existência da vida no planeta pois ele é o responsável por proteger plantas, animais e seres humanos das radiações nocivas de ultravioleta advindas do sol.
A estratosfera é uma camada da atmosfera que se encontra a cerca de 25 km de altura, e o ozônio que nela encontramos contribui tanto com a proteção contra os raios como é um dos fatores que potencializam a poluição nas cidades e provocam a chuva ácida.
O ozônio constitui-se de três átomos de oxigênio. Quando o oxigênio O2 recebe a incidência dos raios ultravioletas na estratosfera, este se separa em dois átomos. Cada um desses átomos separados ao juntarem-se a outras moléculas de O2, formam um elemento com três átomos, o O3 ou ozônio.
Entre as principais características do ozônio estão o seu cheiro forte e sua cor azul, é um gás tóxico bastante reativo. O gás é prejudicial à saúde humana e animal como também pode ser nocivo a vegetação.
A região da estratosfera, onde se encontra o ozônio, forma uma espécie de camada na atmosfera. Essa camada é justamente a responsável pela proteção da terra em relação à incidência dos raios ultravioletas e esta é conhecida como camada de ozônio.
Estudos científicos datados de meados dos anos 70 identificaram uma redução no tamanho dessa camada o que implicaria num aumento da incidência de raios ultravioletas sobre a superfície do planeta. A partir dos anos 80, começaram a aparecer cada vez mais estudos apontando que sobretudo no polo sul a diminuição da espessura da camada de ozônio teria criado um buraco, mais especificamente sobre a Antártida, uma região que estaria desprovia da proteção contra os raios ultravioletas.
De acordo com esses estudos, as causas da redução da camada de ozônio seriam uma série de substâncias produzidas e emitidas pelo homem na atmosfera. Entre essas substâncias, destaca-se o clorofluorcarbono, mais conhecido como CFC, uma gás de uso industrial e que é emitido por indústrias de todo o mundo e também por aerossóis. Os especialistas chamam também a atenção para a emissão de gases liberados pela queima de petróleo e carvão como o CO2 e gases emitidos pelas descargas dos veículos como os óxidos nitrosos.
Esses estudos identificam também que esses gases além de contribuírem para a diminuição da camada de ozônio são também os causadores do chamado aquecimento global ao produzirem o efeito estufa.
Os gases emitidos pela ação humana, especialmente o CFC ficam pela a atmosfera e levam cerca de 8 anos para entrarem em contato com a estratosfera. Quando se dá esse contato eles liberam cloro e se desintegram ao serem atingidos pelos raios ultravioletas.
O cloro liberado entra em reação com o ozônio e este é decomposto transformando-se em oxigênio. O oxigênio, obviamente, não é nocivo diretamente, contudo, o oxigênio da estratosfera não é capaz de proteger a Terra dos raios ultravioletas e por isso quanto mais oxigênio nesta região da atmosfera maior o buraco na camada de ozônio ou menos espeça ela será.
O significado de Ozônio está na categoria Significados