Oxum é o nome de uma orixá que é a rainha da água doce, a entidade espiritual que reina nos rios e nas cachoeiras. É uma das divindades mais cultuadas nas religiões de origem africana, a saber: umbanda e candomblé.
Oxum, também conhecida como Oloxum, é muito solicitada para prestar o auxilio àqueles que desejam sucesso no amor ou nas finanças, tendo em vista que ela é uma entidade ligada ao amor, à beleza e à riqueza. Segundo a religião iorubá, Oxum é a dona do ouro, e por isso uma das cores que geralmente é usada para representá-la é o amarelo, mas também é comum observar os seus trajes em azul escuro.
De acordo com a mitologia africana, Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá, sendo que o seu nome é uma derivação do Rio Osun que corre por Iorubalândia, cuja localização é a região nigeriana de Ijexá e Ijebu. É por isso que muitos se referem a ela como Osun, Ochun ou Oshun.
Seu templo sagrado encontra-se no Bosque de Osun-Osogbo, na Nigéria, e desde 2005 é considerado um patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas. Todos os anos, a cidade de Osogbo promove o Festival de Osun onde se festeja e agradece a Oxum com várias oferendas.
Oxum simboliza a sensibilidade, e sendo assim é comum provocar o choro nos médiuns ao realizar a incorporação. Diz-se que seus filhos são geralmente chorões, mas também bastante vaidosos. Seja em imagens ou nas manifestações mediúnicas é notório observar a presença de um espelho nas mãos da orixá que simboliza a sua elegância e beleza.
Ainda que muitas pessoas confundam é importante ressaltar que Oxum e Oxumarê são divindades africanas distintas, sendo esta última simbolizada por uma serpente e representa a permanência e a continuidade das coisas.
O arquétipo de Oxum é representado pelas seguintes características presentes na personalidade de seus filhos e filhas, a saber: sentimentalismo, docilidade, vaidade, sedução, além de adorarem o luxo, namoro e vida social. São bastante sensíveis, carinhosos, calmos e até ingênuos.
Geralmente estão bem perfumados e usam bastantes joias. Preocupam-se demais com a opinião pública, detestam escândalos, mas são bastante dengosos. Fisicamente, os filhos de Oxum possuem o rosto arredondado, mãos cheias e quando não estão acima do peso revelam propensão a engordar; são bem humorados e risonhos.
No sincretismo religioso, Oxum é ligada a Nossa Senhora. Na Bahia, ela pode ser conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres ou Nossa Senhora das Candeias, enquanto em algumas outras regiões é tida como Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Um dos pontos de Umbanda mais famosos cantados em homenagem a orixá chama-se “Eu vi mamãe Oxum na Cachoeira”. Outra canção que também é dedicada a ela chama-se É D’Oxum composta por Gerônimo e Vevé Calasans.
O significado de Oxum está na categoria Significados