A palavra outsourcing vem do inglês e seu significado é o mesmo de terceirização. Assim, outsourcing é a prática extremamente usual no mundo empresarial em que uma empresa contrata uma terceira para exercer determinada função necessária ao desenvolvimento da sua atividade de negócios.
A palavra outsourcing é formada pela junção das palavras out e source que significam respectivamente “fora” e “fonte”. O termo então se refere a ideia de uma fonte externa, uma fonte que vem de fora. E no caso aqui, sob a perspectiva do mundo dos negócios, vemos que essa fonte externa refere-se a uma fonte de mão-de-obra que vem de fora da empresa que contrata o chamado serviço terceirizado.
Uma empresa resolve que algumas de suas atividades serão feitas por uma outra empresa que será contratada para tanto, isso é outsourcing. Assim, por exemplo, uma empresa pode terceirizar os seus serviços de limpeza, de transporte, de manutenção, ou mesmo a feitura de matérias primas, peças e etc.
O outsourcing é amplamente usado pelas empresas por que em geral esse processo tem diminuído os custos de produção e simplificado do ponto de vista operacional a vida dos empresários. Além de que, ao se contratar uma empresa especializada para a feitoria de determinada atividade garante-se melhor qualidade de mão de obra e maior tecnologia a disposição da empresa contratante.
Desvantagens do Outsourcing
Contudo, apesar das vantagens, especialistas fazem algumas criticas ao outsourcing e apontam alguns riscos.
Pode acontecer, por exemplo, de a previsão de custos com o outsourcing seja maior do que as estimativas.
Outro problema apontado no outsourcing é o fato de que pode acontecer de que os colaboradores da empresa contratada, por não pertencerem efetivamente ao quadro de funcionários da empresa contratante, não apresentem o mesmo nível de comprometimento e engajamento dos funcionários efetivos, o que pode significar prejuízo financeiro.
Vemos também que o outsourcing é usado por governos corruptos como uma forma de supervalorizar serviços e produtos, com vistas a desvios de dinheiro público. Propina pode ser uma prática utilizada nessas situações, enfim. Com isso uma crítica ao outsourcing é a sua utilização para fins corruptos.
O que aconselham os especialistas é que a implementação do outsourcing seja uma decisão bastante pensada e planejada. Pois cada caso é um caso, e dependendo da situação o outsourcing pode ser a melhor opção ou um grande problema para a empresa.
Outsourcing e Terceirização
Como vimos, outsourcing e terceirização são comumente empregados como sinônimos, contudo, podemos observar uma pequena diferença entre as duas definições.
Existe uma pequena distinção entre outsourcing e terceirização. É comum que quando uma empresa contrata o serviço de uma empresa de outro país seja a prática chamada de outsourcing, diferindo no caso da terceirização, que costumeiramente é assim chamada quando empresas de um mesmo país fazem o acordo de contratação de uma pela outra.
Outsourcing de Impressão
Um tipo muito comum de outsourcing é aquele chamado de outsourcing de impressão. Esse tipo de outsourcing é aquele que solicitam empresas que necessitam de uma grande quantidade de cópias de documentos e materiais impressos em seu ofício.
Contrata-se uma empresa que oferece todo tipo de material impresso e cópias durante o expediente desobrigando a empresa contratante da função. O outsourcing de impressão é muito comum de ser visto em faculdades e colégios, em órgãos públicos como fóruns, prefeituras e etc.
Além das cópias e materiais impressos a empresa que oferece o outsourcing de impressão também fica responsável por toda a parte de manutenção, insumos e assistência técnica.