Outrossim é um advérbio provindo da junção entre “outro”, do latim “alter”, e sim, advérbio de afirmação
Outrossim significa igualmente, além disso, também, do mesmo modo, ou seja, é um advérbio de modo que ratifica uma condição afirmativa, como se houvesse um testemunho da aceitação.
Na gramática, os advérbios são termos invariáveis, isto é, não mudam de forma em qualquer circunstância, modificando o sentido de um outro termo, seja ele verbo, advérbio ou adjetivo. Servem para exprimir circunstâncias de tempo, de lugar, de modo, de dúvida, de negação, de intensidade ou de afirmação, na medida em que o processo verbal, escrito ou falado, se desenvolve.
Esse advérbio, embora não conste na etimologia, tornou-se antiquado com o tempo, muito pouco usado na linguagem falada, sendo um resquício dos tempos da linguagem romântica dos séculos XVII e XVIII. Atualmente seu uso ainda é adotado na linguagem do meio jurídico, fazendo parte do conteúdo de processos ou de linguagem discursiva.
Outrossim é um elemento de ligação, indicando uma união de ideias, ou opiniões e argumentos expressas numa mesma frase, realçando a validade da afirmação. O termo também é utilizado na linguagem acadêmica, como podemos ver no texto a seguir, de Leopoldo Amado, da Universidade de Coimbra (Portugal):
O significado de Outrossim está na categoria SignificadosComo quer que seja, os inquestionáveis avanços registrados na literatura hodierna da Guiné-Bissau, para além de já não permitem a veleidade de sua classificação como um “espaço vazio”, permitem-nos, outrossim, descortinar o carácter assaz subsidiário, senão mesmo híbrido, da sua literatura chamada culta ou erudita relativamente à denominada oratura ou popular.