Otome é uma palavra de origem japonesa, tendo como significado donzela, moça virgem, senhorita ou delicada, sendo atribuída a uma menina educada e comportada. Em determinados casos, também pode ser aplicada como princesa.
No mundo ocidental, em diversos países e incluindo entre eles o Brasil, o termo otome acabou ganhando um significado muito diferente do original, tornando-se o feminino de otaku, isto é, garotas e adolescentes que são fãs de mangás, as revistas em quadrinhos japonesas, e animês, os desenhos animados produzidos no Japão. Também é sinônimo de pessoas que cultuam a cultura pop daquele país.
Essa assimilação, embora não seja correta, tem uma justificativa lógica para seu desenvolvimento: na capital do Japão, Tóquio, há uma rua com o nome de Otome Road, um centro comercial com inúmeras lojas que vendem produtos relacionados aos otakus dos mangás e animês, e seus maiores frequentadores são as meninas e adolescentes. Essas jovens frequentam a Otome Road atrás de Yaois, que é uma categoria de animês e mangás apresentando em seu enredo relações homossexuais. Os protagonistas desses mangás e animês geralmente são homens.
Assim, em virtude dessa frequência e interesse, o termo otome passou a ser associado às pessoas que são fãs de mangás e animês do sexo feminino ou masculino. Essa diferenciação, no entanto, só é feita no Ocidente. Na realidade, otaku é uma expressão que tanto serve para o masculino ou feminino, possuindo um sentido muito mais amplo e é usado para se referenciar a pessoas que são fãs obcecadas e extremistas de algum objeto, atividade ou assunto.
No idioma japonês, quando nos referimos a alguém como otaku, estamos dizendo que essa pessoa é fã de algo, podendo ser um artista, um cantor, um ator ou uma atividade esportiva. No Brasil, no entanto, e em alguns países ocidentais, a palavra é usada apenas para definir pessoas – em geral jovens e adolescentes – que são aficionadas por mangás e animês e de outras formas de expressão da cultura pop do Japão.
Otome, na língua japonesa, tem o significado de donzela ou de senhorita, referindo-se a jovens, adolescentes, ou seja, mulheres que não são adultas. No Brasil, e também em outros países ocidentais, no entanto, a palavra é usada como feminino de otaku, considerando assim que seja uma fã pertencente ao sexo feminino de mangás e animês produzidos no Japão. Em seu idioma original, otaku é uma palavra unissex.
O significado de Otome está na categoria Significados