Significado de Otaku


O que é Otaku



Otaku é um termo de origem japonesa, sendo usado também como referência honorária da segunda pessoa, podendo ser, neste caso, traduzido como “tu ou você”.

O significado de Otaku é conhecido como a palavra que se refere as pessoas que são fãs extremistas de determinado assunto – seja ele um esporte, seja um hobby, seja um programa de televisão, entre outros.

Para a cultura ocidental – incluindo o Brasil –, embora o termo indique fãs de qualquer coisa de maneira excessiva, otaku comumente designa os fãs de animes e mangás – os famosos desenhos animais e histórias em quadrinhos típicos da cultura japonesa. Neste caso, o termo otaku permanece como significado identificar os fãs da cultura japonesa, em especial sobre os animes e mangás. Este é um mercado de produção muito rentável para o Japão.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o termo surgiu em 1992 por meio do Otaku no Video – uma espécie de desenho animado misturado com documentário que apresentava os tipos de pessoas fanáticas por animações daquela época. O termo otaku, a partir disso, foi difundido, principalmente graças à revista Animerica, para apontar as pessoas fanáticas pelas animações, como aquela retratada no Otaku no Video. E, obviamente, a internet leva grande parte do crédito pela popularização da palavra.

É claro que otaku também pode ser usado de modo pejorativo, indicando os indivíduos fanáticos por algum elemento desta subcultura – é ainda o caso das animações e dos mangás.

Voltando para o Japão, é considerada uma pessoa otaku aquela que tem como aspecto a busca pelo isolamento social, de maneira que sua dedicação seja total e exclusiva – e obsessiva – por um hobby ou determinada atividade. Se uma pessoa permanece muito tempo com esse tipo de comportamento, tem muita mais probabilidade de desenvolver fobia social.

De modo pejorativo para a cultura japonesa, otaku pode significar o indivíduo que possui estes comportamentos antissociais, assim como aquele que presta pouco cuidado para sua higiene pessoal.

É interessante saber que a palavra otaku ganhou forças através do cronista Akio Nakamori que a utilizou em uma de suas obras, mais especificamente no livro M no jidai – obra que criou um enorme tabu sobre a palavra otaku, pois no livro era descrito um assassino em série que era fanático por animes e mangás de cunho pornográfico e que, através destas obras, ele recriava as histórias estuprando garotas jovens. Na realidade, essa história é real, baseada em Tsutomu Miyazaki.

Otake e Otome

Otome também é um termo japonês utilizado de maneira diferente de seu significado original.

Para a língua japonesa, otome significa “senhorita, virgem ou donzela”, entretanto em outros países, como no próprio caso do Brasil, otome é a palavra em feminino de otaku. Isso quer denotar que otome é toda fã (do sexo feminino) de animes e mangás do Japão.

No entanto, otaku não seria uma palavra somente para o sexo masculino, ela seria unissex.

Otome se tornou um termo popular por causa da Otome Road, uma rua no Japão que é frequentada de forma predominante por meninas. Lá, pode-se adquirir mangás e animes yaois – tipo de mangá ou anime que tem enredos com personagens homossexuais, que são em grande parte homens.

O significado de Otaku está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Otaku |