Ostracismo é um termo que tem origem na língua e na política grega antiga, vindo de ὀστρακισμός (óstracismós), significando punição política.
Ostracismo tem o significado de isolamento ou exclusão. Sua origem vem da Grécia Antiga, onde o ostracismo era aplicado como forma de punição aos gregos suspeitos de participarem de atos que poderiam ser prejudiciais ao sistema de governo implantando, ou por exercerem um poder excesso, ou por estarem contra os governantes.
O ostracismo, assim, é um afastamento que pode ser imposto pelas autoridades ou voluntário, quando o indivíduo considera ser melhor seu próprio afastamento da comunidade, podendo ainda ser relacionado ao meio social em que a pessoa está inserida ou às atividades que lhe eram habituais.
No meio artístico é comum encontrarmos situações de ostracismo, quando um artista se desliga de sua carreira, acabando por ser esquecido pelo público, o que se torna um ostracismo voluntário. Muitas vezes, o ostracismo é decorrente da falta de sucesso na carreira, quando o artista não consegue mais atrair a atenção para sua performance, tornando-se um ostracismo imposto pelo público.
O sambista Cartola é um dos casos de ostracismo no meio artístico nacional. Afastado do meio musical entre 1930 e 1950, chegou mesmo a ser considerado morto pelo público, retornando anos depois e sendo reverenciado até sua morte como um dos maiores sambistas da história da MPB.
O ostracismo é uma situação que pode acontecer até mesmo entre amigos, quando uma pessoa é excluída de um grupo ou separada dele por motivos sociais. Trata-se, aqui, do ostracismo social.
Na Grécia Antiga, o ostracismo foi criado por Clístenes, considerado o Pai da Democracia. O ostracismo, então, era o desterro de qualquer cidadão que não estivesse dentro dos parâmetros traçados para a sociedade. A lei surgiu em Atenas e foi criada para evitar a implantação de uma tirania.
O sistema tinha um funcionamento totalmente democrático, com a participação dos cidadãos atenienses. Quando um determinado cidadão era considerado ameaça para a comunidade, era convocado um plebiscito. O nome do cidadão acusado era, então, escrito em uma pequena tábua cerâmica, a ostraka (em português, óstraco), colocando-se em votação para saber o seu destino. Havendo fundamentação para o ostracismo, o cidadão acusado era afastado do meio em que vivia.
O castigo do ostracismo tinha a duração de dez anos, mas não tirava do cidadão seus direitos ou bens, tomando novamente o direito de cidadão quando terminasse o prazo estabelecido. Os nomes mais famosos da história grega que foram vítimas do ostracismo foram: Temístocles, Címon, Aristides e Hiparco.
O significado de Ostracismo está na categoria Significados