Ostentação é o ato de ostentar, de mostrar riqueza e poder, por presunção, vaidade e orgulho. O significado de ostentação se refere a um comportamento caracterizado pela exibição vã ou inútil de bens materiais, com o objetivo de impressionar, de apresentar uma imagem relacionada ao luxo.
O verbo ostentar se origina do latim “ostendere”, que é formado por ob, “à frente” e tendere, “alongar, esticar”. Portanto, os significados de “ostendere” podem ser traduzidos como: exagerar nas aparências, na exibição de posses ou qualidades, com o objetivo de impressionar os demais.
O termo ostentação se popularizou com o chamado “funk ostentação”, um movimento musical caracterizado exatamente pelas letras que vangloriam o estilo de vida exibicionista, com seus significados materializados na ostentação de carros de luxo, joias, roupas de grife e promoção de festas. Estes significados do funk ostentação também estão presentes na vida pública dos cantores desse estilo, que buscam reproduzir o modo de vida ao qual fazem alusão em suas letras.
Dentre seus possíveis significados, a palavra ostentação também pode ser relativa a características aparentemente não visíveis.
O consumismo está diretamente ligado à ostentação. Com o desejo de se exibir, de demonstrar riqueza e poder, as pessoas acabam adquirindo bens sem levar em consideração a real utilidade dos mesmos, muitas vezes contraindo dívidas e comprometendo as finanças pessoais. Portanto, pode-se dizer que o desejo de ostentação alimenta o consumismo, formando um ciclo vicioso.
Possuem significados opostos aos de ostentação: ponderação, modéstia, simplicidade, autocontrole e desafetação.
Esplendor, vaidade, ufania, soberba, orgulho, jactância, suntuosidade, pompa e vanglória são palavras com significados semelhantes aos de ostentação, no sentido de exagerar na exibição de posses ou qualidades pessoais.
O significado de Ostentação está na categoria Significados