Ortodoxo é um adjetivo e substantivo masculino. O termo vem do Latim orthodoxus, que é do Grego orthodoxos, que significa “aquele que tem a opinião certa”.
O significado de Ortodoxo é aquele que é rigoroso, aquele que segue fielmente um princípio, norma ou doutrina. Ortodoxo define um indivíduo que se propõe a seguir estritamente normas e/ou regras estabelecidas por uma sociedade, religião, ideologia, polícia ou filosofia.
O termo ortodoxo, conforme sua origem etimológica, visa determinar aquilo que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira, pois orthodoxos tem em ortho a ideia de “reto, verdadeiro, correto” e em doxa o significado de “opinião, elogio”.
É claro que ortodoxo também é uma palavra que pode ser utilizada para designar algo rígido e tradicional, isto é, fazendo referência a algo que é conservador, que não evolui, não se adapta e muito menos admite novas ideias ou princípios. De todo modo, este conceito está presente como uma forma informal e pejorativa.
Por exemplo: “Este é o professor mais ortodoxo da escola.”
A expressão “pouco ortodoxo” é utilizada para determinar aquele indivíduo que não segue qualquer regra tradicional, ou seja, faz referência a quem foge do que é comum, do que é convencional.
Ortodoxo também pode ser o nome dado àquele que pertence ou segue a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, também conhecida como Igreja do Oriente.
Há diferença entre o ortodoxo cristão da Igreja Católica Apostólica Romana, pois os bispos e padres da Igreja do Oriente colocaram-se contra algumas modificações feitas no Credo no concílio de Toledo, pois para eles a Santíssima Trindade é única e indivisível. Esta cisão foi estabelecida por definitivo em 1504, oficializada pelo Papa Leão IX.
Dessa forma, começou a existir a Igreja Ortodoxa do Oriente e a Igreja Católica do Ocidente.
Desta religião, tem-se um exemplo o ortodoxo russo, indivíduo que é membro da Igreja Ortodoxo Russa, também denominada de Patriarcado. Outro caso é o ortodoxo grego.
O termo ortodoxo aparece também no âmbito econômico, servindo para indicar uma doutrina que compreende os pensadores das escolas de pensamentos econômicos clássica e neoclássica.
Para a doutrina ortodoxa, deve-se defender a neutralidade da moeda, de modo que esta não interfira no lado real da economia – que seria a produção. Além disso, os ortodoxos creem no equilíbrio econômico de pleno emprego de um mercado livre.
Para os ortodoxos, o Estado não deve intervir na economia, bem como é necessário controlara inflação para que uma nação cresça de maneira saudável.
Ortodoxo e heterodoxo são duas palavras distintas em seus significados. O ortodoxo, como comentado anteriormente, designa rigidez e fidelidade, enquanto que a palavra “heterodoxo” apresenta seu oposto: define aquele que é contrário aos dogmas, crenças, princípios e doutrinas de uma religião, filosofia, sociedade, ideologia, etc.
Heterodoxo, portanto, remete ao que é herético, isto é, está relacionado à heresia – aquilo que é o contrário da fé, do que é determinado pela igreja.
Os sinônimos de Ortodoxo são:
Os antônimos de Ortodoxo são: