Ortodoxia é uma palavra usado no idioma português e de origem latina, que consiste no cumprimento absoluto com todas as decisões, preceitos e ideais de certo padrão ou dogma considerado tradicional.
Outro modo de explicar o significado de ortodoxia é como o conceito usado para dizer que alguém aderiu ou é apegado a determinadas crenças ou teorias. Esse termo é utilizado por pensadores ortodoxos como sendo a única visão correta, já que apresentaria como base os princípios científicos e metafísicos.
É possível dizer que ortodoxia tem relação com uma situação que é correta ou verdadeira, sendo por isso defendidos pelos integrantes de uma comunidade. Ou seja, o contrário de heresia ou heterodoxia.
Quando escrito com letra maiúscula, Ortodoxia é aplicada às Igrejas Cristãs. Com letra minúscula, pode apresentar o significado de conformidade aos princípios de uma doutrina.
O que não se encaixa no que é determinado pelos princípios ortodoxos é designado como heterodoxo, ou seja, o que é proferido por um grupo minoritário. Ortodoxia é, muitas vezes, confundida com ortodoxia, porém se refere às pessoas que comem apenas alimentos naturais.
A economia ortodoxia (ou economia mainstream) consiste em pensamentos econômicos que são ensinados nas universidades de forma predominante. Ela é associada à chamada economia clássica, abordagem de expectativas racionais e síntese neoclássica. Já a economia heterodoxa é um modelo de pensamento contrário à ortodoxa.
A Igreja Ortodoxa, da mesma forma que a Igreja Católica, é cristã. Porém, a ortodoxia apresenta uma postura mais rígida e severa.
Em relação à religião, a ortodoxia significa um determinado dogma. Como a Igreja Cristã tem como característica seguir as tradições de forma rígida, é comum que o termo também seja a ela associado.
Entretanto, há o uso pejorativo de ortodoxia, significado que remete a um comportamento ou doutrina que não aceita o que é novo ou não admite ser adaptada em relação à realidade alheia.
O livro Ortodoxia Humilde aborda sobre a necessidade do cristão em escolher entre defender a ortodoxia ou ser humilde.
O termo ortodoxia tem como oposto a palavra ortopraxia, que se origina nos termos órthos (que tem o significado de “reto”) e praxe (que significa “prática”). Enquanto a ortodoxia transmite a ideia de religião correta, a ortopraxia tem relação com a prática de determinada crença de maneira correta. Isso quer dizer que o termo ortopraxia é considerado como uma ação correta, de forma ética e litúrgica, em oposição à fé.
O significado de Ortodoxia está na categoria Significados