Origem é um substantivo feminino – o termo vem do Latim origo, que significa “origem”, que se origina da raiz do verbo oriri, que quer dizer “elevar-se, tornar-se visível, aparecer”.
Origem significa ponto de partida, ou seja, o significado de Origem é o início ou o princípio de qualquer coisa. Pode ser entendido como o começo de uma ação ou de alguma coisa que terá seu desenvolvimento promovido em um tempo ou espaço.
A origem da vida é um exemplo: para que isso aconteça, são necessários dois gametas (um masculino e um feminino) que formarão o zigoto.
A palavra origem descreve ainda o local em que uma pessoa nasceu, ou seja, sua naturalidade (cidade, estado ou região). Nesse caso, uma pessoa pode ser de origem paulistana, de origem gaúcha, etc.
Origem também é um termo que descreve ascendência, isto é, indica os antepassados ou a geração de um determinado indivíduo ou de uma família.
Por exemplo: “Não me envergonho de minha origem, sou descendente de italianos.”
A palavra ainda está presente em outro contexto. No sentido figurado, origem pode ser a causa (o pretexto, o motivo) de alguma coisa, tais como um comportamento, problema ou acontecimento – é aquilo que caracteriza uma ação.
Por exemplo: “A origem das minhas dificuldades é totalmente familiar.”
Por extensão, origem é a fonte ou local onde nasce um rio.
São antônimos do termo origem as palavras fim e termo. Como sinônimos são: início, nascimento, princípio, essência, berço, entre outros.
Fatos com origens duvidosas são chamados de apócrifos, o que quer designar que são suspeitos. Vê-se como exemplo algum documento que não se sabe de onde veio.
O significado de Origem está na categoria Significados