Origami é uma palavra de origem japonesa (折り紙, o mesmo que oru, "dobrar", e kami, "papel") e consiste em uma arte ou técnica de se dobrar um papel com o intuito de formar o desenho em miniatura de um determinado objeto que pode ser uma planta ou mesmo um animal. Nesta técnica, a tesoura e a cola são dispensadas, uma vez que não se corta ou cola o papel utilizado.
Os papeis podem conter uma única cor ou ter suas faces com tonalidades diferentes, isso depende de qual desenho se pretende criar. Estima-se que a arte do Origami tenha surgido por volta do Período Edo (1603-1868) ou Período Tokugawa, que foi governado pelos xoguns da família Tokugawa e que marcou o início do período moderno no Japão.
Os origamis começaram a se tornar populares a partir de 1797 quando o livro Hiden Senbazuru Orikata foi publicado, e nele havia um conjunto de instruções para que fosse realizada corretamente a dobradura de um pássaro sagrado da Índia.
Já em outra publicação Kan no mado de 1845, era disponibilizada uma coleção em torno de 150 modelos de origamis, inclusive do famoso sapo. Esta obra possibilitou que a arte da dobradura se tornasse uma atividade recreativa no Japão.
Além do mais, existe uma grande divisão entre as dobragens que são conhecidas como antigas e novas. Esta última surgiu em 1950 com Akira Yoshizawa, que é reconhecido como o autor do Sasaku Origami ou dobragem criativa para a formação de uma série de pássaros e animais. Porém, em meados da década de 1950, o norte-americano George Rhoades tornou possível fazer origami de animais com quatro patas, o que era considerado uma evolução já que até antes disso só se criava animais primitivos.
Existe uma lenda japonesa que diz que quem conseguir criar mil grous de origami terá o seu pedido realizado. O Grou ou Tsuru é uma ave sagrada que simboliza a boa sorte, fortuna, longevidade e a saúde.
O significado de Origami está na categoria Significados