Oração é classificada na gramática portuguesa como um substantivo feminino que se refere ao ato religioso de fazer uma prece ou mesmo rezar para um ser divino como Deus ou outras entidades de natureza sobrenatural para fazer pedidos como: um auxílio, realização de um desejo, concessão de um bem ou então somente agradecer por algo ou alguém que tenha sido importante.
A oração é considerada como uma parte fundamental na realização de cerimônias e rituais que são realizados pelas religiões. Ela pode ser feita em local reservado como em uma residência ou templo religioso, de forma individual ou junto a um grupo. Algumas religiões possuem uma equipe de fieis que são responsáveis por realizar encontros para rezarem pelas pessoas necessitadas. São chamados de grupo de oração.
Algumas orações se tornaram bastante famosas, como é o caso do Pai Nosso, que se encontra na Bíblia ensinada por Jesus Cristo aos apóstolos, os salmos (sendo que cada um possui sua própria especificidade), Ave Maria, Credo, Salve Rainha, Oração do Anjo da Guarda (ou Santo Anjo), Oração dos Santos Católicos (que são os mais diversos), terço mariano (conjunto de orações que são realizadas continuamente e em certa ordem), entre outros.
As orações possuem grande eficácia desde que sejam feitas com fé. Assim sendo, muitos benefícios, respostas e milagres são efetivamente concretizados. Dito de outra forma, as orações possuem palavras fortes que sendo proferidas com sentimentos sinceros permite com que haja um verdadeiro contato do homem com Deus que, dependendo do caso, consegue senti-lo por meio de uma força, paz ou alegria experimentada durante ou após a finalização da prece.
Na Gramática, a oração é o conjunto ou grupo linguístico, cuja estrutura se faz em torno de um verbo ou uma locução verbal que apresente um sujeito e o seu predicado. Existem três tipos de orações, a saber:
Oração absoluta: é uma frase completa;
Oração coordenada: São frases que podem se separar, mas não perdem o seu sentido;
Oração subordinada: São frases que possuem hierarquia em sua estrutura.
FRASE é um enunciado que possui sentido completo e que fornece a compreensão imediata.
ORAÇÃO é uma frase que possui verbo e é dotada de sentido. Exemplos:
Cheguei!
Carlos fez um bom trabalho e saiu para atender outro cliente.
PERÍODO é uma frase que possui sentido completo. Pode ser uma oração única (período simples) ou conter mais de uma (período composto). Exemplos:
Terminei o jantar (período simples)
Vou rápido para casa, pois quero assistir o último capítulo da novela (período composto).
O significado de Oração está na categoria Significados