Ora bolas é uma exclamação portuguesa, também vista como uma gíria.
O significado de Ora bolas é utilizado para exclamar desaprovação, desagrado, protesto, enfado, também podendo manifestar irritação, descontentamento, espanto, impaciência, menosprezo.
O termo “ora” é uma interjeição que traz a ideia de impaciência, menosprezo, espanto, enquanto que “bolas” é uma gíria de Portugal que indica um “indivíduo sem préstimo, sem ocupação”.
Ora também é uma palavra que pode ter outros significados. Um contexto diferente é quando ela pode ser utilizada para introduzir uma explicação. Outra ideia é como locução conjuntiva para expressar alternância. Ainda, pode-se usá-la como um advérbio substituto de “agora”.
Já bolas, na língua portuguesa, aparece de forma diferenciada em outra gíria: “baixar a bola”, indicando quando uma pessoa tem que se acalmar, diminuir expectativas, ficar calmo.
Por exemplo: “Baixa a bola, companheiro. O meu time é muito melhor do que o seu.”
Aqui no Brasil, ora bolas pode ser o mesmo que “ora pois”.
Ora Bolas é o nome de uma canção infantil do grupo Palavra Cantada, composto por Paulo Tatit e Edith Derdyk. Muitos professores utilizam esta canção para facilitar o estudo da Geografia para alunos das séries iniciais. A música fala de um garoto em relação ao seu brinquedo – a bola em seu pé.
A música vai sendo construída a partir da diminuição da escala ao redor deste menino, sendo que começa-se a falar do menino em sua casa, que depois está na rua, que está ao lado da floresta, que depois se encontra no Brasil e assim vai indo, sucessivamente. A ideia geral para a aula de Geografia é trazer a ideia de totalidade, que tudo o que a música abordou faz parte do mundo – este sendo tão redondo como a bola que estava no pé do menino.
O significado de Ora Bolas está na categoria Significados