Opróbrio é um substantivo masculino. O termo vem do Latim op-, que quer dizer “contra” mais probrum, que significa “ato vergonhoso”.
Opróbrio significa desonra, infâmia, injúria, afronta. O significado de Opróbrio é, portanto, desprezo, torpeza, humilhação.
É uma vergonha pública, algo que acontece publicamente. Isso pode fazer com que comprometa os relacionamentos com a pessoa que a sofre e demais envolvidos, podendo atingir também a própria sociedade como um todo.
É a característica do que humilha, desdenha ou degrada. É excesso de baixeza, o que pode acometer a pessoa à má fama, à zombaria, perder a consideração, a reputação, a honra.
Por exemplo: “Foi noticiada a exposição ao opróbrio daquele homem que não obedecia a justiça.”
Opróbrio é a mesma coisa que extrema vergonha, uma abjeção, um vexame, uma situação muito humilhante, que pode ser muito ofensiva e pode ser de grande repercussão.
Por exemplo: “O ex-presidente é merecedor do opróbrio, pois suas ações prejudicaram o país inteiro.
São também sinônimos de opróbrio as seguintes palavras:
Como antônimos de opróbrio, se destacam as palavras:
Na Bíblia, a palavra opróbrio aparece, como no trecho abaixo – no caso, abordava a escassez de homens aptos para o casamento e como as mulheres não queriam passar vergonha por estarem sem maridos e filhos:
“Sete mulheres, naquele dia, lançarão mão de um homem, dizendo: Nós mesmas do nosso próprio pão nos sustentaremos e do que é nosso nos vestiremos; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.” (Is 4.1)
O significado de Opróbrio está na categoria Significados