Oprimido é um adjetivo masculino de língua portuguesa. Há a variante feminina: oprimida.
A palavra oprimido surgiu como a forma do particípio do verbo oprimir que, por sua vez, vem do latim opprimere.
O verbo latino opprimere é formado a partir do prefixo ob- somado à raiz premere. Esta última significa “empurrar” e o prefixo quer dizer “contra”.
Assim, o significado de oprimido, literalmente, seria “aquele que é esmagado”.
O adjetivo oprimido é utilizado para definir uma pessoa humilhada ou diminuída, sujeita a alguma situação desagradável.
Uma pessoa oprimida é aquela que foi dominada através do uso de violência ou agressividade. A opressão costuma vir acompanhada da tirania ou da brutalidade e de um sentimento de superioridade.
A opressão é bastante comum em regimes do tipo ditatorial, sendo esse regime uma forma oficial de governo ou um sentimento dentro de uma comunidade.
Em regimes ditatoriais, aqueles que não seguem as normas são oprimidos e, muitas vezes, presos, torturados e até mesmo assassinados.
Aquele que sofre opressão não tem espaço para se expressar. Por isso, o termo oprimido também é utilizado no meio publicitário para designar conteúdos que foram censurados.
O conceito de um indivíduo que é oprimido socialmente está relacionado a uma pessoa que sofre repressão dentro de seu meio social. Essas repressões costumam ser motivadas por preconceito econômico, de gênero, sexual ou racista.
Na dinâmica da opressão existem duas partes: o oprimido e o opressor. O oprimido é o agente passivo, é o que sofre a opressão.
Já o opressor é o agente ativo, é aquele que pratica a opressão.
Há diversos sinônimos que podem ser utilizados, na língua portuguesa, para o adjetivo oprimido, dentre eles adjetivos como atormentado, reprimido, sufocado, humilhado, achatado, deprimido, comprimido, aperreado, achatado, sufocado, onerado.