Onomatopeia é uma figura de linguagem que indica a reprodução de ruídos ou sons naturais. Pode-se empregar uma onomatopeia para representar o som de um determinado animal, ruídos, choro, o timbre da voz humana, entre outros significados.
Vale lembrar que a onomatopeia é uma imitação aproximada (não exata) de um som. Por isso, as onomatopeias variam de acordo com o idioma (embora possuam os mesmos significados).
Por exemplo, a onomatopeia que representa o som de um mergulho em português é “tchibum”, enquanto em inglês esse mesmo som é representado por “splash”.
As onomatopeias são empregadas na linguagem oral (normalmente, em seu uso coloquial) e escrita, principalmente em histórias de quadrinho e tiras de humor. A forma escrita das onomatopeias geralmente é maleável, não tendo uma grafia de rigor.
Segue uma lista de onomatopeias utilizadas na língua portuguesa e seus significados.
Com esses exemplos, torna-se muito fácil compreender o significado de onomatopeia.
No campo dos estudos da linguagem, onomatopoese é como se nomeia tanto a criação de neologismos como a de onomatopeias (sendo que, muitas vezes, os neologismos são onomatopeias). Neologismo é uma palavra de uso recente, porém já incorporada à linguagem cotidiana, um termo novo.
Mas esse não é o único dentre os possíveis significados de onomatopoese; o nome também se refere à tendência a criar palavras onomatopaicas, característica de alguns portadores de esquizofrenia.
As onomatopeias são muito usadas na linguagem do ambiente digital, como, por exemplo, nas conversas das redes sociais, onde encontramos fonemas que expressam sons, sendo o mais comum o do riso: “hahahaha”, “kkkkkk” e “huahuahuahua”.
O significado de Onomatopeia está na categoria Significados