Onisciente é um adjetivo de dois gêneros. O termo vem da junção de dois termos do Latim: omni-, que significa “todos, cada” e scientia, que significa “conhecimento”.
O significado de Onisciente é designa aquele que sabe tudo, isto é, se refere a uma pessoa com sabedoria ilimitada, que tem domínio sobre qualquer ciência, que tem onisciência.
Esse termo é muito visto nas religiões monoteístas (aquelas que acreditam somente em uma entidade divina). Onisciente é uma qualidade presente em Deus – é o dogma destas religiões.
Através da Bíblia Sagrada, pode-se observar a referência a Deus como um ser onisciente, ou seja, que possui a sabedoria plena e perfeita, estando ciente de tudo que esteja ocorrendo. Deus, para a Bíblia, é a própria fonte de todo o conhecimento.
Juntamente com a qualidade de onisciente, Deus é caracterizado pelo aspecto de onipotência e onipresença, que significam, respectivamente, aquele que é o todo poderoso e que está em toda parte ao mesmo tempo.
Onisciente é uma palavra também presente nas histórias, mais especificamente falando das narrações. Como se sabe, narrar conceitua-se como contar um fato – tanto real como imaginário – através da escrita ou da fala. As histórias são narradas, portanto, pelo narrador, que poderá estar em primeira ou terceira pessoa.
Quando em primeira pessoa, o narrador se dividirá em três: o narrador personagem, narrador protagonista e narrador observador (chamado de testemunha). Já em terceira pessoa, o narrador se dividirá em narrador onisciente e narrador observador.
O narrador onisciente é o narrador que tem conhecimento sobre todos os aspectos do enredo e dos personagens. Há três tipos de narrador onisciente: o intruso, neutro e múltiplo.
O significado de Onisciente está na categoria Significados