Onerar é um verbo existente na língua portuguesa que surgiu a partir do adjetivo latino onerosus, que quer dizer algo que é pesado ao estômago, indigesto, importuno.
O significado de onerar tem a ver com o significado do adjetivo onerosus.
O verbo onerar significa sobrecarregar, acrescentar despesas em excesso acerta de tal coisa ou de tal pessoa.
Onerar também pode ter o significado de oprimir ou mesmo de envergonhar uma determinada pessoa. Quando uma pessoa é sobrecarregada, ela nem sempre aguentará a pressão da maneira ideal e pode acabar ressentido-se da situação, sentindo-se chateada, ou ofendida com uma determinada situação.
O verbo onerar pode ser utilizado em diferentes situações, em especial naquelas que envolvem dinheiro. Onerar pode significar o aumento de impostos ou mesmo de outras de suas obrigações financeiras. Onerar também pode ser criar dívidas, sobrecarregar uma pessoa ou uma empresa com tributos e taxas impostas pelo governo. Onerar também pode ser tornar algum produto mais caro, por exemplo: “há duas opções de carro para comprarmos, mas o segundo é mais oneroso que o primeiro”. Essa frase quer dizer que o segundo carro custa mais caro que o primeiro.
Sinônimos são palavras que possuem o mesmo significado.
Podem ser utilizados como significados do verbo onerar outros verbos como abarrotar, sobrecarregar, encher, cobrir, assoberbar, endividar, sufocar ou mesmo reprimir.
Antônimos são palavras que possuem o significado oposto.
Podem ser utilizados como antônimos do verbo onerar outros verbos como eximir, exonerar, liberar, quitar, aliviar, abjugar, prescindir ou isentar.