Oligopólio é um substantivo masculino. A origem é grega, com a junção de dois termos: oligos, que significa “pouco(s)” e polein, que significa “vender”. Dessa forma, há um grupo de empresas que dominam o mercado em relação a algum produto ou serviço – cada um detém uma enorme parcela deste mercado.
O significado de Oligopólio é conceituado na área da economia política como um sistema de mercado formado por muitos compradores e poucos vendedores.
O oligopólio é classificado como um mercado de concorrência imperfeita, pois há sensibilidade na mudança de preços, já que as alterações de uma empresa influenciarão as demais empresas no mercado.
Em termos de bens, no oligopólio há uma homogeneidade ou mesmo uma pequena diferenciação. Este detalhe estimula a concorrência quando leva-se em conta outros fatores, tais como a fidelização do cliente, a imagem da empresa, a qualidade do bem e a própria garantia deste. O preço, por vezes, fica em segundo plano.
A formação de oligopólios não é vantajosa para os próprios consumidores. O motivo: esse sistema procura dificultar a entrada de novas empresas no setor que é atualmente dominado. Ou seja, haverá preços altos e menos concorrência por conta disso.
É comum em sistemas de oligopólio a formação de dois grupos que têm poder de pressão sobre o mercado:
Neste caso dos trustes, a concorrência permanece em relação aos fatores de qualidade dos bens e do próprio tratamento e apoio dado ao cliente.
Esta situação lembra muito o que ocorre no monopólio.
Oligopsônio é o oposto de oligopólio, sendo conceituado como um mercado que possui poucos compradores e um vasto número de vendedores.
O monopólio também é considerado uma concorrência imperfeita. Comparando-se com o oligopólio, o monopólio é o oposto: há somente um fornecedor ou vendedor que comanda o mercado – enquanto que o oligopólio possui poucas empresas que fornecem e vendem o mesmo produto.
Em ambos os casos, o país em questão pode estabelecer leis que restringem os oligopólios e monopólios – isso é comumente visto em situações que o produto ofertado é fundamental para a economia daquela nação.
Um exemplo claro de oligopólio no Brasil está presente na área das telecomunicações, especialmente na oferta do acesso à banda larga – que é uma prestação de serviço concentrada na mão de quatro empresas: Oi, Telefônica, NET e GVT.
Esse cenário expõe a competição limitada e as poucas opções que os consumidores possuem em escolher seu provedor de banda larga.
Ainda nesta área de telecomunicações, a fusão da Tim e Vivo criaram o primeiro oligopólio deste segmento.
Outro exemplo são as montadoras de automóveis: muita discussão surgiu após a entrada de concorrentes, principalmente os chineses, que ofertavam veículos modernos, com preços justos e com características já inclusas – enquanto que em algumas marcas é necessário desembolsar um valor adicional.
Nessa ocasião, estas empresas já instaladas no Brasil pressionam o governo para impedir a entrada de concorrentes, pois de acordo com eles isso afeta diretamente a industrialização nacional, o que na verdade diminui o lucro destas, que é sempre o objetivo final.
O significado de Oligopólio está na categoria Significados