Oligofrenia é o nome dado a um tipo de enfermidade que gera a lentidão na formação mental de um indivíduo. Trata-se de um termo de origem grega, ὀλίγος (oligos) que é o mesmo que pouco e –ϕρενία (phren) que significa mente.
Sendo assim, palavras como Oligofrênico referem-se diretamente a pessoa que sofrem com o problema de oligofrenia, a qual é tida como um dos males que compromete o déficit de inteligência e que erroneamente é classificada em uma espécie de tríade oligofrênica, cuja base é formada por características como idiotia, imbecilidade e debilidade.
Todavia, a forma correta de se referir a uma pessoa que possui oligofrenia é dizer que a mesma é uma portadora de necessidades especiais ou que são pessoas excepcionais. Qualquer referência diferente a estes termos pode ser considerado como uma ação de preconceito social.
Características da Oligofrenia
Por se tratar de uma enfermidade que afeta a capacidade cognitiva de um indivíduo, existem alguns aspectos que podem caracterizar a Oligofrenia e que são perceptíveis quando o indivíduo é bebê, a saber:
- Baixo índice de Q.I. (Quociente de Inteligência);
- Dificuldade de mamar;
- Gritos e choros realizados de forma injustificável;
- Fisionomia apática;
- Movimentos lentos, pequenos e difíceis;
- Dificuldade ou retardamento considerável para caminhar e falar;
- Incapacidade de raciocinar;
- Baixa imunidade;
- Bom humor constante.
Tipos de Oligofrenia
Existem três subgrupos conhecido de Oligofrenia, os quais são os seguintes:
- Oligofrênicos suaves – São aqueles que sofrem pequena debilidade mental, mas que conseguem aprender a ler e a escrever.
- Oligofrênicos moderados – Era conhecido na psiquiatria como Imbecilidade. São incapazes de compreender aprendizados maiores, embora consigam falar bem;
- Oligofrênicos profundos – É o nível máximo da oligofrenia, cujos indivíduos são dotados de menor grau de desenvolvimento intelectual que se assemelha ao comportamento de crianças com idade mental de 2 anos.
Formas clínicas da Oligofrenia
Por outro lado, as formas clínicas são as seguintes:
- Oligofrenia microcefálica – O crânio possui no máximo 46 centímetros de circunferência e pode ser causada por doenças como a rubéola;
- Oligofrenia mongoloide – Provocado por uma anomalia cromossômica do par 21;
- Oligofrenia difenilpiruvínica – Trata-se de uma doença genética monogênica devido a problemas relacionados à enzima fenilalanina hidroxilase.
O significado de Oligofrenia está na categoria Significados