Olho de Hórus era conhecido, anteriormente, como Olho de Rá, e era o símbolo do poder real dos faraós, sendo um dos amuletos mais venerados no Egito, em todas as dinastias. Segundo a mitologia, o olho ferido de Hórus era o esquerdo, e representava a Lua, enquanto que o direito, ainda são, representava o Sol. Os egípcios explicavam a fase da Lua comparando-a com o olho ferido de Hórus, que se alternava de cheia para nova, voltando a ser cheia, o que significava que estava se recuperando.
Hórus é um deus da mitologia egípcia cuja representação era um falcão. Entre os antigos egípcios, Hórus era o deus do sol nascente e personificava a luz. Filho de Osíris e Ísis, era inimigo de Seth, o deus que representava a violência e a desordem. Numa guerra contra Seth, Hórus perdeu um dos olhos, que foi substituído por um amuleto com formato de serpente, símbolo que os faraós utilizavam na frente de suas coroas, e que ficou conhecido como o Olho de Hórus. Após sua recuperação, Hórus organizou novo exército e conseguiu a vitória sobre Seth.
O Olho de Hórus era conhecido, anteriormente, como Olho de Rá, e era o símbolo do poder real dos faraós, sendo um dos amuletos mais venerados no Egito, em todas as dinastias. Segundo a mitologia, o olho ferido de Hórus era o esquerdo, e representava a Lua, enquanto que o direito, ainda são, representava o Sol. Os egípcios explicavam a fase da Lua comparando-a com o olho ferido de Hórus, que se alternava de cheia para nova, voltando a ser cheia, o que significava que estava se recuperando.
Durante as diversas fases do Egito Antigo, Hórus foi conhecido por diversos títulos, como Harakhte, ou Hórus do Horizonte; Harpócrates, ou Hórus Deus Menino; e ainda Haroeris, ou Hórus Velho, entre outros.
O Olho de Hórus também é conhecido como udyat, um símbolo antigo para pedir poder e proteção ao deus. Sua representação entre os egípcios era de força, vigor, segurança e saúde.
Nos tempos atuais, seguindo uma tradição que não se perdeu através dos séculos, o Olho de Hórus ainda representa o símbolo ou amuleto contra inveja e mau-olhado, servindo também como proteção e, em virtude disso, muito utilizado em tatuagens, bijuterias e adereços. Um dos formatos mais populares do Olho de Hórus são os pingentes que, aliado ao ankh, um hieróglifo que é o símbolo da vida, representam a proteção dos deuses e, assim, embora nem todos conheçam sua origem, usados como amuletos.
Para algumas pessoas, o Olho de Hórus é também o símbolo de glândula pineal, que fica no centro do cérebro e é responsável pelo suprimento de melatonina para o nosso corpo. Em círculos místicos, a glândula pineal é o “terceiro olho” que, além de ser responsável pela integração entre a alma e o corpo, também possibilita às pessoas terem visões ou outros poderes paranormais.
No misticismo, o olho direito de Hórus é a representação da informação real e concreta, sendo controlada pelo lado esquerdo do cérebro, também o detentor do entendimento de palavras, números e letras, e está voltado para o Universo pelo seu modo masculino.
O olho esquerdo, por sua vez, é a representação da informação abstrata, sendo o símbolo da Lua, do lado feminino, onde imperam o sentimentos e a intuição, além do poder de visualização do lado espiritual.
Na Maçonaria, o Olho de Hórus é um símbolo dos mais importantes, mostrando que os maçons são sempre objeto de observação de uma entidade superior, ou seja, o Grande Arquiteto do Universo. É comum a representação do Olho de Hórus dentro de um triângulo, já que o número três é místico para os maçons.
Como a Maçonaria mantém segredo sobre todos os seus rituais, o Olho de Hórus muitas vezes é mencionado como o “Olho que Tudo Vê”, simbolizando o Grande Arquiteto do Universo, e não simplesmente o Olho de Hórus.
A teoria da conspiração, que fala sobre os Illuminati, afirma que o Olho de Hórus é um dos seus símbolos, tendo muita influência e poder, podendo controlar todas as coisas. Para os teóricos da conspiração, o “olho que tudo vê” é um dos símbolos que podem denunciar os Illuminati.
O significado de Olho De Hórus está na categoria Significados