Okidoki é uma expressão inglesa de caráter popular e tem origem no idioma anglo-saxã.
O significado de Okidoki é usado para expressar aprovação ou concordância, ou seja, para indicar que está tudo bem, tudo certo, que está correto.
Okidoki é um termo coloquial que se tornou uma variação de “ok” (okay). Normalmente, vê-se okidoki sendo usado em conversas informais, tais como uma resposta sobre a qualidade ou status de um determinado trabalho, situação que houve certificação, que tudo está em conformidade, entre outros exemplos – vê-se como uma maneira simpática e amistosa na comunicação entre pessoas.
O termo serve para fornecer respostas afirmativas. Por exemplo, quando tudo está correto e perfeito, que não tem problemas, que está tudo bem, pode-se substituir o termo ok por okidoki.
A expressão ok não tem uma origem plenamente definida, porém acredita-se que ocorreu durante a guerra civil dos Estados Unidos da América. O ok era utilizado como uma forma de linguagem de comunicação que indicava que nenhum soldado havia morrido no combate, ou seja, que a operação foi um sucesso e que não haviam ocorrido baixas. É bem provável então que o ok vem de 0 killed ou ainda zero killed, que significam “nenhum morto” ou “zero mortos” em português.
Após isso, o ok passou a ser muito popular entre a população civil. O termo era encontrado, naquela época, em publicações. Já no século XX, o ok se tornou uma expressão mundial e que teve sua maior influência vindo do cinema.
A partir dos anos 60 e 70, as novas gerações de jovens passaram a utilizar variações populares de ok. Alguns exemplos são:
Posteriormente, surgiu também o okidoki.
As variações okie dokie e okey dokey são muito usadas pelos americanos indicando “valeu” ou “falou”.
O significado de Okidoki está na categoria Significados