Oitocentista é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo se forma a partir da junção da palavra “oitocentos” com o prefixo “-ista”.
O significado de Oitocentista é, como adjetivo, algo ou coisa relativa ao século XIX. Como substantivo, oitocentista indica um indivíduo que viveu no século XIX.
Oitocentista também pode determinar uma pessoa que tem apreço pela cultura do século XIX, tais como as obras artísticas ou literárias. É também alguém que pode ser conhecedora desta cultura.
Oitocentista é uma palavra que não existe na língua inglesa. Para esse idioma, usa-se a referência ao século XIX: of the nineteenht century (ou seja, “do século XIX”).
O século XIX foi um período impactado profundamente pela tecnologia difundida pela Revolução Industrial – este fato fez com que diversas áreas do conhecimento ficassem mais fortes.
Na arte, novos movimentos foram criados graças ao individualismo e aos ambientes urbanos e seus ritmos anormais. Alguns desses movimentos que estiveram presentes neste século foram: o Romantismo (com nomes como Victor Hugo, Alexandre Dumas, Edgar Allan Poe, entre outros), o Parnasianismo, o Naturalismo e o Realismo. A corrente impressionista também teve grande impacto no século XIX, pois valorizava a sensação ocasionada pelas cores e procurava retratar situações mundanas de formas diferentes.
Na literatura, o pensamento marxista teve grande influência. Jane Austen, Honoré de Balzac e Mark Twain também foram nomes de destaque neste século. O Realismo esteve presente nas pinturas – que estava ligado com as correntes literárias.
Na arquitetura, o estilo gótico medieval tornou-se popular novamente.
O século XIX, no Brasil, foi caracterizado pela consolidação do regime democrático e da economia através do sistema capitalista. Esse período no Brasil era conhecido como “Imperialismo”.
Foi nesse século que o Brasil se tornou independente, não sendo mais dependente de Portugal. Entretanto, nessa época ainda existia a escravidão, que proporcionou um cenário tenso por causa das pressões políticas e econômicas da Inglaterra em amenizar a situação dos escravos – criando-se assim a Lei do Ventre Livre e a dos Sexagenários.
O fim da servidão foi alcançado por meio de diversos movimentos republicanos e abolicionistas.
O estabelecimento da Primeira República ocorreu em 1890.
Em termos culturais, o Brasil começou a construir sua identidade por meio de obras importantes. Na literatura, é possível destacar dois livros: Iracema, do autor José de Alencar e O Guarani, de Antônio Carlos Gomes.
Ambas representaram, durante o Romantismo brasileiro, as características do Brasil, como os aspectos puros dos índios, a formação do país, a natureza tropical e símbolos de heroísmo como referência aos nativos.
O significado de Oitocentista está na categoria Significados