Oito ou oitenta é uma expressão popular. Sua origem vem de um gameshow da Excelsior, antiga emissora de televisão, famosa nos anos de 1970, onde os participantes estavam concorrendo a prêmios, caso respondessem afirmativamente as perguntas – respostas parcialmente corretas valiam 8 pontos, enquanto as exatas valiam 80. O apresentador, para causar um suspense no programa dizia: “É 8 ou 80?”.
O significado de Oito ou oitenta é, para a língua portuguesa, o mesmo que tudo ou nada, isto é, que é algo de extremos, muito usada em relação à personalidade ou a atitudes comportamentais de um indivíduo perante determinada situação.
Por exemplo:
“Ela tem gostos altamente definidos e seus amigos precisam aceitar isso – é oito ou oitenta.”
“É simples – ou você vai ou fica. É oito ou oitenta. Decida-se logo!”
Nestes exemplos, pode-se entender que o pensador sabe que aquele indivíduo não irá abrir qualquer exceção para mudar sua opinião, decisão ou escolha, assim como não irá voltar atrás em suas atitudes ou até mesmo no que disse.
Oito ou oitenta pode, portanto, representar uma mudança brusca de comportamento, por exemplo. Esse comportamento extremista pode afetar a qualidade de vida não somente desta pessoa como daqueles que se relacionam com esta.
Exemplos são bem fáceis de serem encontrados. São pessoas que começam determinada atividade com um entusiasmo extremo, como é o caso de uma faculdade, mas acabam a abandonando, pois perdem totalmente o interesse. São pessoas que iniciam um relacionamento procurando agradar e fazer o parceiro o mais feliz possível, mas após alguns meses, o interesse se esvai e a separação ocorre.
Por exemplo: “Ela jogou-se no relacionamento em pouco tempo, indo de oito a oitenta, surpreendendo sua família.”
A expressão oito ou oitenta ainda pode ser utilizada para ocasiões em que existem duas opções que são totalmente opostas, ou seja, que são extremas.
Oito ou Oitenta é o nome de uma música do Maromba Style. É também o nome de uma canção da cantora baiana Pitty, do álbum Chiaroscuro de 2009.
Oito ou Oitenta é ainda o nome de um livro de autoria de Victor Meyniel, humorista carioca.
“Oito ou oitenta, porque água morna não serve nem para fazer chá” é uma frase muito comum na internet (de autoria duvidosa, embora muitos considerem De Caio Fernando Abreu) que muitos dos que se consideram “indivíduos extremos” utilizam para expressar como são suas opiniões e atitudes.
O significado de Oito Ou Oitenta está na categoria Significados