Ofegante é classificada na gramática como um adjetivo de dois gêneros. O verbo ofegar tem sua origem no latim offocare (offo é o mesmo que apertar a garganta) e se refere àquele ou àquilo que ofega, que tem a respiração acelerada ou ainda descompassada.
Uma respiração ofegante é caracterizada por um elevado cansaço físico que pode ser provocado por um esforço grande ou de forma repentina. A sensação provocada é de que as forças existentes foram muito diminuídas e, dependendo da situação, a pessoa pode se sentir tão fraca que tem dificuldade de sustentar o seu corpo em pé, quando não pensa que poderá desmaiar.
Em alguns casos de doença, verifica-se que a respiração se torna encurtada e que poderá estar acompanhada ou não de dores no peito. Alguns problemas de saúde relacionados com a respiração ofegante são: bronquite ou asma, pneumonia, lesão no pulmão ou tórax, doenças cardíacas, pressão baixa ou alta, envenenamento provocado por monóxido de carbono, alergias e choque anafilático.
Ofegante é um termo empregado pejorativamente para se referir a uma pessoa que se encontra em estado de ansiedade ou estresse, ou seja, em situações de grande expectativa que provocam um estado de apreensão em alguém. Por exemplo: “O resultado do exame sairá daqui a dois minutos e ele mal consegue se segurar caminha de um lado a outro todo ofegante... Esse momento lhe é uma verdadeira tortura!”.
São sinônimos da palavra ofegante: Anelante, ávido, esbaforido, cansado, arfante, impaciente, arquejante, ansioso, exausto, esgotado, esbofado, desejoso e extenuado. São palavras antônimas: Vivaz, enérgico, agencioso, movimentado, ativo, empreendedor, forte, meduloso, diligente, veemente, dinâmico, resoluto, varonil e vigoroso.
O significado de Ofegante está na categoria Significados