Significado de Odisseia


O que é Odisseia



Odisseia é o nome pelo qual ficou conhecido o famoso poema grego da antiguidade (IX a.C.), que tradicionalmente é atribuído ao poeta Homero. O nome Odisseia vem de Odysseus, o protagonista da história contada pelo poema. Contudo, nas versões latina, o nome do protagonista foi traduzido para Ulisses, e esse é o nome que ficou consagrado pela história.

No poema, vemos os acontecimentos e as aventuras que marcaram o herói Ulisses em seu retorno à Ítaca, sua terra natal, ao fim da Guerra de Tróia. Acredita-se que a obra que procede de antiga tradição oral foi compilada e escrita por volta do fim do século VIII a.C.

A Odisseia conta com 24 cantos, totalizando 12 mil versos. É considerada uma das maiores obras literárias da humanidade, tendo muita influência também sobre outros grandes clássicos, como por exemplo a Eneida de Virgílio (Século 1 a. C.), Os Lusíadas de Camões (1572) e Ulysses de James Joyce (1922).

O texto da Odisseia, apesar de muito antigo, surpreende ao soar contemporâneo ao leitor atual. A história, por exemplo, não é contata em ordem cronológica, seu enredo narra grandes feitos perpetuados por mulheres e escravos, dando tanta ênfase a eles quanto dá aos heróis no poema épico.

A Odisseia pode ser lida também como uma espécie de continuação da Ilíada. A Ilíada também é atribuída ao poeta Homero, homem a respeito do qual não se tem certeza da existência. Nela, vemos um poema épico que narra como foram os últimos 50 dias da Guerra de Tróia, de onde vem a famosa história do Cavalo de Tróia, por exemplo.

A Odisseia continua de onde para a Ilíada, narrando como depois do fim da guerra Ulisses volta pra casa, atravessando uma série de dificuldades, combatendo inimigos mitológicos e passando por uma série de aventuras, que duram um total de 10 anos.

O título da obra com o passar dos anos virou sinônimo de grandes aventuras compostas por grandes feitos. Assim, uma história espetacular onde o protagonista enfrenta diversos desafios pode ser chamado de odisseia, e neste sentido podemos dizer também que uma viagem de autoconhecimento, um longo processo de busca interior pode ser tido como uma odisseia.

A odisseia não tem uma divisão de capítulos, mas a maneira como a história está contada nos permite identificar uma divisão em três partes. Na primeira parte, vemos a história da esposa de Ulisses, Penélope, e de seu filho Telêmaco. Aqui Ulisses não aparece, mas é referenciado pelos personagens que apresentam como é a sua vida na ausência do herói.

Em seguida são narradas as aventuras durante o regresso de Ulisses à Ítaca, assistido pela deusa Atena. Por fim, temos os relatos dos acontecimentos vividos por Ulisses quando retorno a sua terra, tendo que se disfarçar e lutar contra diversos inimigos para reassumir o seu trono.

O significado de Odisseia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Odisseia |