Odinifagia é o nome empregado na medicina para se referir à dor que uma pessoa sente durante o momento em que realiza a deglutição dos alimentos, em especial quando os mesmos percorrem a região do esôfago em direção ao estômago.
A palavra Odinofagia tem sua origem etimológica no grego, sendo Odyn o mesmo que “dor” e Phagia como “a ação de comer”.
Conhecida popularmente como dor de garganta, a Odinofagia é causada por processos inflamatórios que podem surgir de algum tipo de infecção como, por exemplo, a coqueluche ou tuberculose como fatores não infecciosos, como é o caso de aftas ou mesmo do refluxo gastroesofágico (RGE).
Geralmente, as pessoas acometidas pela odinofagia relatam que sentem os seguintes sintomas:
A Odinofagia caracteriza-se pela presença de dor no momento da deglutição geralmente provocada por algum tipo de processo inflamatório, enquanto a Disfagia (Dys significa “dificuldade” e fagia “comer”) é, portanto, a dificuldade que uma pessoa encontra ao comer, principalmente no instante de engolir, uma vez que os alimentos ficam praticamente presos entre a boca e o estômago.
Alguns sintomas conhecidos da Disfagia são a tosse e a regurgitação nasal. Já as suas causas podem estar ligadas a distúrbios ou obstrução mecânica dos músculos que compõem a cavidade oral como também certas doenças neurológicas como, por exemplo, a paralisia cerebral.
Na Odinofagia, a intensidade da dor é variável e em muitos casos o próprio paciente consegue aliviá-la com movimentos físicos simples como, por exemplo, levantar e caminhar.
Para prevenir o surgimento da Odinofagia, deve-se evitar o consumo de bebidas e comidas que se encontram em temperaturas muito frias ou quentes.
O significado de Odinofagia está na categoria Significados