Ocultar é um verbo transitivo e bitransitivo da gramática portuguesa e que significa esconder, encobrir aquilo que de alguma forma se encontra oculto ou foi ocultado. A origem etimológica do verbo ocultar reporta-se ao latim occulto, a qual remete à ação de disfarçar.
Uma pessoa que oculta algo ou alguém é porque não quer que ninguém saiba nada a respeito dessa ação. Dependendo da intenção, a ocultação de alguma coisa pode ser vista como uma tentativa de esconder dados e informações comprometedoras que podem prejudicar alguém, revelar um segredo ou mesmo preservar a identidade de uma pessoa, conhecimento ou situação que precisa ser resguardada de olhares curiosos ou indivíduos mal intencionados.
Ocultar um cadáver é uma prática criminosa prevista no Código Penal em seu artigo 211, cuja pena é a reclusão entre um e três anos e mais o pagamento de multa. O ato criminoso de ocultar um corpo consiste na tarefa de enganar e dificultar o trabalho de investigação policial, que consiste em encontrar o criminoso responsável pelo homicídio.
Ocultar grupo de WhatsApp é um recurso que pode ser utilizado por um usuário que deseja proteger as conversas realizadas em grupos ou individualmente.
Ocultar novas amizades no Facebook é uma forma de evitar que as pessoas vejam com quem o usuário iniciou recentemente uma amizade. Ocultar barra de tarefas é uma alternativa empregada para se aumentar a área de trabalho em um computador.
Ocultar o IP de um dispositivo é um meio empregado para que o usuário possa navegar em modo anônimo e não acumular os dados da navegação e cookies.
Existem vários aplicativos que permitem ocultar fotos e vídeos de celulares como o “Ocultar fotos – Cofre Keep Safe”, que aumenta a privacidade do usuário como ocultar app no aparelho.
Os sinônimos de ocultar são: