Ócio é definido como um momento de relaxamento, de descanso ou como um momento de lazer. O ócio pode ser qualquer tempo livre, tempo vago ou uma folga do trabalho, por exemplo, e normalmente implica em não fazer nada além de descansar.
O dicionário, inclusive, usa palavras como “preguiça”, “inatividade”, “lazer” e “folga” para definir o ócio.
A palavra ócio vem do latim otium, que significa “inatividade”. Além disso, a tradição grega também utilizava a palavra ócio (otium) para definir o momento de descanso e de trabalho intelectual. Essa palavra originou o verbete “negócio”, que significa, portanto, a negação do ócio.
O ócio, inclusive, permitiu a grandes pensadores e filósofos que pudessem desenvolver as mais diversas teorias e que encontramos hoje como base de nossa sociedade e nosso cotidiano. Foi o ócio, portanto, o responsável pela nossa evolução como sociedade, pois foi quem permitiu a evolução do pensamento e a dedicação às artes em geral.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o termo “ócio criativo”, mas você sabe o que ele significa?
O ócio criativo foi uma teoria revolucionária desenvolvida pelo italiano Domenico de Masi e que prega o uso do tempo livre como um complemento para atividades profissionais e para a busca da satisfação pessoal.
Explica-se: a teoria do ócio criativo visa a acabar com a ideia do trabalho como obrigação desagradável e incentiva o desenvolvimento de atividades paralelas e prazerosas que tragam conhecimento e aprendizado para a atividade profissional.
Dessa forma, o ideal é acabar com a separação entre vida profissional e vida pessoal e divertir-se enquanto trabalha, aumentando o nível de satisfação pessoal, intelectual e profissional.
Dessa forma, o ócio é muito mais do que apenas um momento de descanso e pode ser, também, um momento de lazer. O ócio criativo, por sua vez, melhora o relacionamento das pessoas com o trabalho, tornando-o muito mais satisfatório.
O significado de Ócio está na categoria Significados