Ocaso é um substantivo masculino. O termo, assim como a palavra ocidente, vem do Latim ob, que significa “à frente, por, devido a” mais cadere, que quer dizer “cair, morrer, diminuir”.
O significado de Ocaso é pôr-do-sol ou mesmo ocidente – é o momento do dia em que o sol “desce”, todos os dias, no final da tarde, na direção oeste no horizonte.
É dito que ocaso é sinônimo de ocidente, pois ao invés de dizer que o sol se põe a oeste ou o poente, pode-se dizer ocaso.
O caso é, portanto, o momento que antecipa a noite. O ocaso provoca o crepúsculo, maneira como é chamado quando o céu está com colorações especiais, “tingido” em tons de vermelho, amarelo e rosa – está uma hora do dia muito aguardada por fotógrafos por conta destes incríveis tons.
O antônimo de ocaso é a aurora – quando o sol nasce, dando término à madrugada. Alvorada também é uma palavra oposta ao ocaso: esta, por sua vez, indica quando o sol aparece no horizonte, na direção leste.
Aurora e alvorada são duas palavras que embora pareçam sinônimas, elas são diferentes. A aurora (nome proveniente da deusa romana) é a parte do dia que anuncia o nascimento do sol, enquanto que alvorada é a parte do dia que aparecem as primeiras luzes solares, o primeiro canto dos pássaros.
Em outro sentido, o termo ocaso pode designar a decadência, o fim, o declínio de alguém ou alguma coisa – é como a ideia de sua etimologia. Nessa situação, ocaso é sinônimo de ruína, de queda, de morte.
O significado de Ocaso está na categoria Significados