Obséquio é um substantivo masculino com origem no Latim obsequium, que significa “obediência, cumprimento de um dever”, formado por ob, que quer dizer “atrás, depois” e sequi, que quer dizer “seguir”.
Obséquio é um favor, assim como um benefício, uma gentileza.
Isso quer dizer que o significado de obséquio é um ato de boa vontade prestada ou recebida por alguém, pois entende-se que a ação de obsequiar é prestar serviços a, tratar, favorecer agradavelmente.
Obséquio pode estar relacionado com a ação feita por alguém com desinteresse, isto é, que é somente para agradar. É fazer algo para alguém de forma gratuita.
Prestar obséquios, de modo geral, são ações de boa vontade e positivas direcionadas a alguém, evidenciando atenção, cortesia, educação, benevolência.
É comum a expressão “por obséquio” que é sinônima de “por favor”. Por isso, esta também é utilizada como um modo de ser educado, oferecendo ou pedindo uma gentileza, uma licença, uma permissão, uma cortesia.
Por exemplo:
“Por obséquio, pode passar - primeiro as damas.”
“Por obséquio, Paulo. Posso falar com você sobre este projeto?”
“Desculpe-me, não queria incomodar, mas por obséquio, existe a possibilidade de deixar este senhor idoso sentar?”
Infelizmente, obséquio, por ser uma forma culta e elegante de dizer favor, tem seu uso bem raro. Se este termo surge em alguma situação, é com frequência vista como uma maneira brincalhona de se expressar – soando simpatia.
Alguns dos sinônimos de obséquio são: atenção, delicadeza, fineza, polidez, amabilidade, afabilidade, graciosidade e favor.
Já como antônimos de obséquio, existem as palavras arrogância e aspereza.
O significado de Obséquio está na categoria Significados