Objetivo é uma palavra da língua portuguesa que pode ser tanto um adjetivo como também um substantivo e significa a meta ou o fim que se deseja alcançar, o qual pode ser um ideal, como um objeto concreto.
Os principais sinônimos de objetivo são: finalidade, propósito, alvo, intuito, destino, querer, meta, mira, sonho, determinado e decidido. Já os antônimos de objetivo são os seguintes: subjetivo, indireto, indeciso, evasivo, vacilante, parcial e arbitrário.
Desta forma, quando o termo objetivo é empregado como um adjetivo, tem-se como significado o mesmo que concentrar no objetivo ou objetividade, tendo em vista que o emprego diz respeito a um tipo de capacidade que um indivíduo possui e sobre ela se concentra.
No campo da administração, tem a “administração por objetivos” ou APO, que se refere a um tipo de procedimento desenvolvido em que se aplica de forma prática o processo de planejar, organizar e controlar.
Busca-se alinhar as metas dos funcionários em conjunto com a estratégia do negócio, como a relação entre gerentes e seus subordinados. É um tipo de processo que promove a descentralização das decisões e, de modo geral, define as prioridades da corporação, já que a mesma possui os seus valores e finalidades como perspectivas futuras.
Objetivos de marketing são sugestionados pelo consultor administrativo austríaco Peter Drucker (1909-2005) nas seguintes áreas, a saber: posição de mercado, produtividade, inovação, recursos financeiros e físicos, rendibilidade, desempenhos de aperfeiçoamento da gestão e de atitude dos trabalhadores, e responsabilidade pública social. Estes pontos buscam o aperfeiçoamento da gestão dos negócios ou, como o próprio Drucker dizia, que “os objetivos de marketing eram destinados a conhecer e entender o consumidor ao ponto de que o produto ou serviço fosse vendido por si só”.
Objetivos de aprendizagem é conceituado pelo estudioso norte-americano Benjamim Bloom (1913 -1999) e precisam ser descritos em termos de desempenhos observáveis por meio de uma taxonomia própria que possui três importantes características: a cumulatividade, a hierarquia e o eixo comum.
Segundo Bloom, os objetivos são divididos em três partes, a saber: cognitivo (diz respeito à lembrança de algo importante que foi aprendido e que serve para resolver alguma atividade de ordem mental), afetiva ou emocional (enfatiza os anseios e emoções que são expressos em interesse, valores e atitudes) e psicomotora (refere-se à habilidade motora ou muscular).
Objetivo profissional é a finalidade ou alvo que se pretende alcançar em um determinado trabalho ou nova oportunidade de emprego que geralmente é descrito em um campo específico do curriculum vitae, cuja estruturação deve se adequar aos estabelecidos pelas empresas.
O significado de Objetivo está na categoria Significados