O bom filho a casa torna é um dos provérbios populares mais conhecidos e pode ter dois principais significados. A frase é bastante utilizada para designar o ato de alguém retornar a algum lugar que há muito tempo já não ia, mas que costumava frequentar no passado.
O ditado “O bom filho a casa torna” também pode ser usado quando se quer dizer que alguém voltou a fazer algo que já não mais fazia. Algo interessante é que Voltar a fazer algo pode gerar nas pessoas uma admiração.
Então podemos exemplificar os dois principais significados da expressão nas seguintes situações:
Exemplo 1:
João sempre ia à mercearia de Pedro, mas de alguns meses para cá não aparecia mais por lá. Ontem João voltou à mercearia de Pedro, quando chegou na porta Pedro logo disse:
- O bom filho a casa torna!
Exemplo 2:
Mordecai sempre saia e tomava sorvete com os amigos. Mas por ter feito uma promessa, ele não tomava mais sorvete quando saia com eles. Certo dia, Mordecai saiu com os amigos e resolveu voltar a tomar sorvete. Então seu amigo Jonas disse em bom tom:
- O bom filho a casa torna!
E por que não tem crase na letra A?
Muitas pessoas, erroneamente, usam a crase sobre a letra A dessa frase. No entanto, não há uso de crase neste caso. O motivo é que, no português moderno utiliza-se a crase para indicar que houve união entre um artigo definido e uma preposição iguais (a + a = à).
Porém, na frase “o bom filho a casa torna” a palavra “a” é uma preposição. Ela está reagindo com o verbo “tornar”. Como o filho está tornando a “casa” e nessa situação “casa” está no sentido de casa própria, não é necessário o uso do artigo definido “a”.
O que é o bom filho a casa torna?
De onde vem esse ditado, o bom filho a casa torna? Acredita-se que, como vários outros ditados populares, o significado de “o bom filho a casa torna” pode ser encontrado na Bíblia sagrada, na Parábola do filho pródigo.
Mas que parábola é essa? E o que significa filho pródigo?
Essa é uma das parábolas de Jesus mais populares da Bíblia. Ela conta a história de um homem que tinha 2 filhos e deixa sua herança para o filho mais novo. Porém, por não ter juízo, esse filho caçula some no mundo e gasta todo o seu dinheiro.
Daí vem o significado de filho pródigo: desperdiçador, pois toda sua herança foi desperdiçada. Após gastar tudo, esse “filho pródigo” retorna e seu pai, fica tão feliz que decide dar uma festa, com direito a matar um novilho e tudo, em comemoração pelo retorno de seu filho desaparecido.
No entanto, o mais velho de dos dois filhos se recusa a participar. Diz que sempre foi obediente a seu pai, mas ele nunca havia matado sequer uma cabra por ele.
Para justificar que o amor pelos filhos era o mesmo, o pai lhe explica que ele sempre esteve ao lado dele e que tudo que era do pai também a pertencia a ele.
O significado de O bom filho a casa torna está na categoria Significados