Nylon é a primeira fibra têxtil sintética produzida pelo homem, que figura como o representante mais conhecido do grupo das poliamidas (fibras artificiais, com enorme capacidade de resistência e elasticidade).
O nylon foi desenvolvido pela empresa química estadunidense Dupont, em 1935, e lançado ao público em 1939.
Não há consenso sobre a origem do nome nylon. Diferentes versões lhe atribuem distintas origens e significados. A versão original, divulgada pela empresa que lançou o nylon, a Dupont, afirma que foi formado um comitê para a criação do termo; primeiro se teria pensado em norum, depois nurum e nilon, até chegar ao nome nylon, que teria uma pronúncia agradável.
Outra história afirma que os significados do termo nylon estão relacionados à rivalidade crescente entre os EUA e o Japão; o termo nylon, então, seria formado pelas iniciais de “Now you’ve lost, Old Nippon”, cujo significado é: “Agora você perdeu, velho Japonês”. Como o Japão era o maior produtor de seda natural, a criação do nylon, que substituía a seda, enfraqueceria economicamente o país asiático.
A terceira versão é a que propõe que o nome nylon tem seus significados ligados aos nomes das duas cidades que abrigavam as primeiras fábricas que produziam o material: New York (EUA) e London (Inglaterra); com as iniciais da primeira e a primeira sílaba da segunda formando a palavra nylon.
A primeira utilização industrial do nylon foi na fabricação de cerdas de escovas de dentes, suturas cirúrgicas e linhas de pesca.
Na indústria têxtil, o nylon tem importantes significados; o material foi um sucesso desde seu lançamento ao grande público. Para ter uma ideia, 64 milhões de meias calças foram vendidas após o primeiro ano de comercialização. O nylon também é utilizado na confecção de roupas íntimas, biquínis e roupas esportivas, entre outros usos.
O material é ainda utilizado para produzir cordas de instrumentos musicais, canos, paraquedas, engrenagens, pneus e fios de corte para aparadores de grama (nylon para roçadeira).
O nylon resinado é muito usado na confecção de forros, mochilas, sacolas, guarda-chuvas e eco bags, por ser impermeável. Já o nylon emborrachado tem bastante uso na produção de jalecos impermeáveis para roupas de segurança, como capas e jaquetas.
Alguns materiais, conhecidos no ramo de confecções, que levam o nome nylon, na verdade são feitos de poliéster. Poliéster e nylon, têm significados distintos; o poliéster é outra fibra artificial sintética, obtida através de processos químicos, derivada do petróleo. Entre os materiais conhecidos pelo nome nylon, mas que na verdade são poliéster, temos: nylon 600, nylon tecido e nylon acoplado.
O significado de Nylon está na categoria Significados